1 de março de 2018

Festival da Água e do Tempo 2018 vai destacar os poetas locais Francisco Bugalho e Cristóvam Pavia

Cristóvam Pavia (1933-1968)
(Francisco Bugalho 1905-1949) 













A Associação Burgo Pedestal acaba de anunciar que foi decidido que o destaque da programação diurna para a edição deste ano do Festival da Água e do Tempo - Clepsidra (26 a 29 de Julho) assenta em dois ilustres poetas castelo-videnses do século XX ligados pela consanguinidade (pai e filho), são eles Francisco Bugalho e Cristóvam Pavia. 
"Exposição inédita"
O programa diurno vai incluir “uma exposição inédita com conteúdos bibliográficos, documentais, fotográficos e pictóricos de particular interesse com vista à contextualização destas duas destacadas figuras da nossa cultura local”, de acordo com a informação divulgada na newsletter de Fevereiro que publicamos junto.
Sarau cultural na Quinta das Palmeiras
A cresce um “sarau cultural na casa de Família identificada como Quinta das Palmeiras (junto à antiga Estação da CP), a qual pela primeira vez irá abrir as suas portas ao público e dar conhecimento do ambiente inspirador e do próprio escritório onde Francisco Bugalho trabalhava”. De acordo com a Assoiação, “esta sessão cultural prossegue as iniciativas que têm vindo recentemente a ser efetuadas, integradas no projeto dos escritores do Alto Alentejo que participaram no movimento literário de “A Presença”. 
A BurgoPedestal acredita, assim, que “o Festival da Água e do Tempo – Clepsidra irá assim contribuir de modo substantivo para a valorização da herança cultural castelo-vidense contribuindo, igualmente, para o reforço da identidade local”. 
Seleção final das instalações 

No que diz respeito à programação noturna a organização refere que “recentemente, tivemos oportunidade de entrevistar os artistas que corresponderam à chamada pelas Open Calls, pelo que estamos na fase de apurar a seleção final das instalações a criar”. 
Apoio do Super Bock Group (ex-Unicer)

Por outro lado, anuncia-se com regozijo que “o Super Bock Group (ex-UNICER) já ter formalmente manifestado o seu apoio ao Festival através da participação de uma instalação criativa concebida pelo próprio Departamento de Design e Comunicação da Empresa”. © NCV

Sem comentários: