3 de abril de 2018

35ª Ovibeja promove Rota do Azeite
como passaporte para o conhecimento

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Uma “viagem” pela Rota do Azeite, no Alentejo, é a proposta da Comissão organizadora da Ovibeja para dar a conhecer a realidade atual da região a jornalistas nacionais e internacionais, com especial destaque para os bastidores do 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.
A prova e seleção dos melhores azeites do mundo, de entre os mais de 150 enviados a concurso, vão acontecer nos dias 12 e 13 de Abril, em Beja, por cerca de 40 jurados provenientes de 12 países. As categorias a concurso são Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Intenso. No dia 13, os jornalistas convidados poderão conferir, in loco, o rigor das normas observadas pelo único concurso português de âmbito internacional, classificado em 1º lugar no mundo. Vão ainda participar em provas de azeite e conhecer um lagar e a atividade olivícola da região.
Estimular o empenho na máxima qualidade para a abordagem profissional dos mercados externos é um dos objetivos do Concurso de Azeites Ovibeja que este ano se realiza sob o signo da maior produção de azeite de que há registos em Portugal. De acordo os dados já apurados pelo Sistema de Informação do Azeite (SIAZ), a produção nacional de azeite atingiu, na campanha de 2017-2018, as 125 mil toneladas. Sendo que o Alentejo é, de longe, a maior região produtora de azeite, representando 78 por cento da produção nacional, dará nesta região uma produção de cerca de 97.500 toneladas de azeite.
A boa produção de azeite nesta campanha deve-se ao facto de ser um ano de safra, à entrada em produção de novas áreas de olival, principalmente no Alentejo, e ao rendimento da azeitona em azeite. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a qualidade média dos azeites produzidos este ano também foi bastante elevada.
A qualidade, associada à competitividade e à comercialização internacional de azeite como estímulo à cultura de excelência dos azeites nacionais vão ser o mote do Simpósio Internacional de Azeite que a ACOS vai realizar, juntamente com a Olivum, no decorrer da Ovibeja, a 28 de Abril. Para prestar mais informações e esclarecimentos à opinião pública, a exemplo do que é apanágio da Ovibeja, o Simpósio, que decorre durante todo o dia, vai debruçar-se ainda sobre a sustentabilidade do olival e o ambiente. Os oradores convidados, portugueses e espanhóis, são investigadores e especialistas com abordagens multidisciplinares sobre as temáticas em foco. No final desta jornada decorre, ainda no dia 28 de Abril, a entrega dos prémios aos vencedores do 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja. O Concurso é organizado pela ACOS, em colaboração com a Casa do Azeite e o Patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola. © NCV

Sem comentários: