28 de abril de 2018

Livro “Judeus de Castelo de Vide e Cristãos Novos” apresentada amanhã no átrio dos Paços do Concelho

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

A apresentação do livro “Judeus de Castelo de Vide e Cristãos-Novos. Da Identidade às Linhagens [Séculos XV a XX]”, da autoria de Luís M Projecto (ver notícia AQUI), terá lugar amanhã Domingo dia 29 de Abril pelas 15:30 horas no Átrio dos Paços do Concelho. 
O livro foi lançado em Lisboa na Livrara Férin em Fevereiro passado (ver notícia AQUI) e apenas por motivos de conciliação de agendas não foi apresentado durante a Feira do Livro local no mês seguinte.
Trata-se de uma obra em 2 volumes (números 6 e 7, da sua colecção de Estudos Judaicos) editada pelo Laboratório de Estudos Judaicos (ISCSP-UL) , e que contou desde a primeira hora com o apoio do Grupo de Amigos e do Notícias de Castelo de Vide, da Delta Cafés e da Câmara Municipal de Castelo de Vide, que viabilizou metade da pequena primeira edição de 200 exemplares agora dada à estampa.

Genealogia de 45 famílias cristãs-novas
Os dois volumes totalizam 680 páginas, nas quais se estuda detalhadamente a genealogia de 45 famílias cristãs-novas de Castelo de Vide, terra natal de Garcia d’Orta e, também, de Salgueiro Maia, capitão de Abril, que descendia de cristãos-novos.
Pela consulta dos processos-crime da Inquisição, na Torre do Tombo, fica a saber-se que muitos judeus de Castelo de Vide rumaram para Curaçao (Antilhas Holandesas), Amesterdão, Veneza, Toledo, Constantinopla, Rouen (França), Salónica. México, Peru, Haia e Jerusalém.
Onde e como adquirir (40 euros s 2 volumes)
A obra pode ser adquirida (preço de 40 euros para o conjunto dos 2 volumes) no Museu da Sinagoga e no Posto de Turismo em Castelo de Vide, ou através do Grupo de Amigos de Castelo de Vide (sócios). © NCV

Sem comentários: