5 de junho de 2018

AJ Carreirense, Ekosiuvenis e Maruam presentes no 16º Encontro Nacional de Associações Juvenis

Decorreu no passado fim-de-semana o 16º Encontro Nacional de Associações Juvenis – ENAJ – em Cascais, Capital Europeia da Juventude.
Marcaram presença cerca de 40 jovens de Portalegre e Évora neste Encontro que é o maior encontro de jovens e dirigentes associativos de Portugal, que contou com a presença de mais de 900 jovens.
De Portalegre marcaram presença jovens da Associação da Juventude Carreirense, da Ekosiuvenis – Associação Juvenil de Castelo de Vide e da Maruam – Associação de Jovens.
Presença do Presidente da República
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que agradeceu o papel do associativismo durante os anos da crise porque “naqueles anos de crise, em que o Estado não pode estar, não pode responder, não pode enfrentar desafios, foi o associativismo, foi a sociedade civil que garantiu tantas e tantas atividades, tantos e tantos domínios da vida social”.
“E no associativismo, o associativismo juvenil. Muito obrigado por esses anos de crise, muito obrigado nestes anos de saída da crise, que é sempre uma saída lenta, difícil e desigual. Sem o vosso papel, sem o papel associativo, sem o papel da sociedade civil, perdia a educação, o desporto, a solidariedade social, o encontro efetivo com as raízes do nosso país”, enalteceu.
Secretário de Estado João Paulo Rebelo
Também marcou presença na sessão de abertura o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, o qual foi apupado quando foi chamado a palco e durante a sua intervenção.
“Fui brindado com mimos desta plateia que, aparentemente, manifesta um desacordo com a lei aprovada a 3 de Maio em Conselho de Ministros”, resumiu, mencionando a proposta de lei que altera o regime jurídico do associativismo jovem.
No discurso que tinha feito antes, o presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, Tiago Manuel Rego, fez um desafio ao Presidente da República para que no domingo se juntasse aos jovens participantes numa ida à praia e ao mar de Cascais, hábito que Marcelo mantém.
“Queria dizer-lhe que ouvi com atenção o desafio que me fez, inesperado. Tentarei regressar amanhã mais cedo para matar saudades e testar a juventude de todos”, prometeu Marcelo.
E assim foi, Marcelo aceitou o convite e no Domingo por volta das 13h lá foram os jovens e o Presidente da República a banhos na Baía de Cascais, o qual juntou dezenas de jovens dentro de água e algumas centenas de pessoas na praia à espera que os corajosos saíssem de água. © NCV



Sem comentários: