25 de junho de 2018

Banda da Sociedade Recreativa e Musical há 90 anos como “escola de música” de Póvoa e Meadas

A Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas atuou pela primeira vez no dia 23 de Junho de 1928. A data foi celebrada com um Concerto de S. João no passado sábado, precisamente 90 anos depois, integrado também na Rota dos Coretos do Alto Alentejo. 
Mas foi no ano de 1927 que, por iniciativa do senhor Manuel António Marques, Capitão do Exército, natural de Póvoa e Meadas, “mais alguns amigos da terra com conhecimentos de música e com muita vontade, começaram por ensinar o seu conhecimento a mais interessados, e formaram a nossa Banda Musical”. 
É seu objectivo principal “motivar a nossa população mais jovem em actividades musicais. Onde funciona na nossa sede uma escola de música”.
Dez anos volvidos criou os seus próprios estatutos e aprovados no diário da Republica em Agosto de 1938. 
Tem funcionado sem interrupções até aos dias de hoje, e sempre a formar novos alunos com a sua escola de música. 
Passou e venceu por “algumas dificuldades, como a ausência de sede própria e também a ausência de uniforme. As dificuldades financeiras eram enormes mas com a boa vontade dos povoenses essas dificuldades foram ultrapassadas”. 
“Passados onze anos conseguiu a sua própria sede com o nome de Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas. Seguiram-se então anos de glória. Tem levado o seu reportório a festas populares, romarias, concertos e também a participação em encontros de bandas. Possui alguns diplomas de bom comportamento e muitos louvores nos seus anos de vida”. © NCV
Ver AQUI reportagem fotográfica completa da Póvoa e Meadas TV.


Sem comentários: