11 de junho de 2018

Cerca de 3 dezenas de pilotos portugueses e espanhóis participam até 4ª feira no Encontro Ibérico de Parapente

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

Promovido pela Associação Voo Livre de Sintra (AVLS) e pelo Município de Castelo de Vide), está a decorrer o Encontro Ibérico de Parapente até à próxima quarta-feira, com os voos a serem efetuados a partir da Serra de São Paulo. Participam cerca de 3 dezenas de pilotos. 
Condições ideais para o voo de montanha
“Fazemos encontros e campeonatos de parapente em Castelo de Vide porque tem as condições ideais para o voo de montanha. Desta vez, o encontro é extensivo a pilotos espanhóis”, explicou à agência Lusa o presidente da AVLS, Luís Jacinto. 
De acordo com o responsável, este tipo de voo em Castelo de Vide serve como “complemento” à atividade da associação, que, regularmente, pratica a sua atividade em zonas de falésia, junto às praias. “Estas zonas, como Castelo de Vide ou a Serra da Estrela, reúnem grandes condições para o voo”, sublinhou. 
Voos em distância
De acordo com a organização, a zona de Castelo de Vide permite realizar “voos em distância”, com características “muito peculiares” para o voo térmico, tendo também já sido possível bater recordes pessoais na disciplina do 'cross country'. 
Para o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, o encontro ibérico pretende promover a pista de descolagem da Vila junto dos “amantes” da modalidade do país vizinho. “Queremos criar um maior fluxo de praticantes desta modalidade de Espanha para Castelo de Vide”, afirmou à agência Lusa 
António Pita sublinha “diversidade da oferta”
Recordando que, nos últimos anos, Castelo de Vide tem apostado na “diversidade da oferta”, António Pita aproveitou para destacar que a região está dotada de um conjunto de equipamentos, desde o turismo cultural e religioso ao turismo de ar livre e de natureza. 
“Este é apenas mais um segmento que se vai associar a outras atividades de ar livre, como percursos pedestres e BTT. É mais uma janela de oferta para quem gosta de praticar asa delta e parapente”, sublinhou. © NCV

Sem comentários: