25 de junho de 2018

Diretora Regional de Cultura do Alentejo preside na 6ª feira à abertura do Festival Garcia d’Orta

Clicar na imagem para ampliar.
A Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, estará em Castelo de Vide na próxima sexta-feira dia 29 de Junho na abertura do Festival Garcia d’Orta. 
Pelas 18:30 horas está previsto o início das atividades do Festival com uma cerimónia pública de formalização e assinatura do protocolo com o Grupo de Amigos de Castelo de Vide sobre o financiamento do Orçamento Participativo de 2017 ao projeto “Entre Diálogos – evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’Orta”. 
O Grupo de Amigos será representado pela sua presidente da Direção, Maria do Carmo Fernandes Alexandre, que teve a iniciativa e liderou a apresentação do projeto vencedor ao Orçamento Participativo 2017. 
Jardim Garcia d’Orta, o “epicentro” do Festival.  
Clicar na imagem para ampliar.
Esta cerimónia realiza-se junto ao monumento evocativo dos 4 ilustres médicos castelovidenses, no Jardim Garcia d’Orta, que foi escolhido como “epicentro” das atividades do Festival. 
No final da tarde de sexta-feira está também prevista a recepção a um importante grupo de representantes da Casa de Goa em Lisboa. 
Ao início da noite o programa prevê uma arruada pela Banda União Artística (21:30 horas) a anteceder a inauguração (22:30 horas) na Fundação Nossa Senhora da Esperança da exposição de fotografia “Goa entre a História e a Memória” evocativa da terra onde o castelovidense Garcia d’Orta viveu e desenvolveu a sua atividade durante mais de metade da sua vida. A exposição ficará patente ao público até ao dia 17 de Junho. 
Mercado, oficinas, jantar goês
Durante o dia de sábado dia 30 de Junho o Festival Garcia d’Orta tem início pelas 10 horas com a abertura do mercado no Jardim Garcia d’Orta. Ali decorrem também durante o dia Oficinas de Saris, Artesanato do Oriente, Massagem Ayurvédica, Sabores e Saberes, aromáticas, Colóquios com Chá e Especiarias, Danças e Workshops, Land Arte, etc.. 
No final do dia tem lugar um “jantar goês” com prova de doçaria no restaurante Paladar Terrace (reservas até ao dia de hoje, 25 de Junho, para o endereço <entredialogos.opp309@gmail.com>). 
Alquimia dos sabores, concerto e desfile 
Clicar na imagem para ampliar.
Pelas 21:30 horas será tempo de “Alquimia dos Sabores” em parceria com o Centro de Ciência do Café e com os “bombons d’Orta” da Toca do Chocolate. 
Segue-se pelas 22 horas na Piscina Municipal Descoberta o concerto de Rubi Machado “Da Índia para o Alentejo com Amor”, a anteceder o desfile “O Fascínio da Índia”, na Passadeira Vermelha da Piscina Municipal Descoberta. 
O Festival Garcia d’Orta termina no Domingo dia 1 de Julho com visitas “Entre Diálogos” - Castelo de Vide – Marvão a partir das 10 horas e o encerramento está consignado no programa oficial para as 18 horas. © NCV

Sem comentários: