11 de junho de 2018

“Fábrica de Histórias” apresenta na 6ª feira em Campo Maior o livro “Vem Cá – Cartas-convite das crianças do Alto Alentejo”

No próximo dia 15 pelas 10 horas no Centro Cultural de Campo Maior irá decorrer a sessão de apresentação do livro “VEM CÁ – Cartas-convite das crianças do Alto Alentejo”.
Este projeto resulta da atividade “Fábrica de Histórias” operacionalizada pela organização Cabeçudos, no âmbito do projeto intermunicipal promovido pela CIMAA - Rede de Promoção do Sucesso Educativo no Alto Alentejo e visou o desenvolvimento de oficinas de escrita, revisão e ilustração e teve como produto final a edição de um livro cujo volume se estima em 2000 exemplares. Estas oficinas foram desenvolvidas com alunos do 3º e 4º anos dos municípios de Alter do Chão, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Portalegre e Sousel, envolvendo no total cerca de 300 alunos.
O livro, englobando as produções dos alunos dos 8 municípios envolvidos, apresenta uma temática transversal: O Património (material e imaterial), aproveitando para evidenciar 2018 como ano europeu do património cultural. Assim, os alunos decidiram que a partir de convite endereçado (e plasmado no texto do livro) a figuras públicas por si selecionadas, aproveitaram para descrever em texto e ilustrações cada um dos seus municípios (o seu património material e imaterial), num total de 32 páginas (4 dedicadas a cada um dos territórios).
Para além de diversos convidados do sector da Educação, Turismo, Cultura e Património, a sessão contará com a presença das crianças envolvidas, que irão proceder à leitura dos textos alusivos aos convites por si escritos e constantes do livro, tendo em pano de fundo imagens alusivas a cada um dos territórios dos concelhos abrangido pelo projeto. © NCV

Sem comentários: