Fotos © D.R./NCV |
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia de S. João Batista, Nuno Vaqueiro, visitaram recentemente a exploração agrícola no sítio da Lameira recentemente dinamizada por Ana Bonacho que está a produzir mirtilos no concelho.
Fotos © D.R./NCV |
Trata-se segundo o autarca de “um projeto digno de destaque” que “valoriza terrenos abandonados com inovação e trabalho!”. São milhares de pés de mirtilos em três hectares “que começam agora a ganhar maturidade”.
“A produção é feita em modo biológico devidamente certificado e a compra ao produtor tem um custo médio de cerca de 5 € o quilo”, adianta António Pita. “A colheita é feita de Maio a Outubro, tendo a do ano transacto batido o recorde de produção enquanto a deste ano deverá ficar pelas 7 toneladas”.
“Embora implique um trabalho sazonal, no pico da “apanha” chega a ocupar 17 pessoas, sendo que mantém um responsável em permanência na propriedade”.
Na visita “constatámos o mérito do projeto e a excelente gestão destes terrenos que contam ainda com a plantação de mais um hectare de medronho”, sublinhou A. Pita.
O projeto envolveu um investimento global de 126 mil euros, apoiado em 94 mil euros por fundos comunitários. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário