O livro “Foi como um rio” (romance, 2016) do autor e cantautor portalegrense Francisco Ceia vai ser apresentado em Castelo de Vide amanhã, quinta-feira dia 25 de Outubro.
O evento terá lugar no início da tarde na Biblioteca Municipal Laranjo Coelho e a apresentação estará a cargo do vice-presidente da Câmara Municipal, António José Chaves Miranda.
Sinopse do romance
Um rio é uma árvore de água, filho do choro da chuva doce, escrito no corpo do mundo. O sonho esgaravata-lhe um botão, cálice, corola… explode flor, abre folhas, devagar, cresce haste… gracejo, acotovela seixos, resiste cânticos de constância, corre, briga, abranda, lavra letra e salpico, nas linhas das margens que forja… harmoniza novos braços, adensa o leito, afirma o tronco, esbelto, curva viajem, anda parado… por fora, finge que anda, mas flui, sentido por dentro… adormece espelho, guardador de imagens e lembranças, desagua, no fundo dos olhos de quem o olha, e afoga as raízes no mar, para lhe beber o sal que há nas lágrimas… tange búzios no peito da maresia… nas luzes do horizonte, solta um grito azulino de gaivota… giza no arco do céu, cor, o beijo pássaro, e na asa dos bons vendavais, imagina nova rota, Sol, chão de sede, searas, tempestade, solidões… no fim, pode ser o começar… como rio de pérolas perdidas no pranto de uma janela, fechada ao cinge gélido de Dezembro, esborratando as cinzas da tarde, dentro dos olhos parados de alguém….
O autor
Francisco Ceia é natural de Portalegre. Em 1976, frequentou o Curso de Teatro e iniciou a sua carreira artística como ator profissional. Em 1980, edita o seu primeiro disco. Compõe música para teatro e participa como ator, autor de canções, pivot e genérico de programa na série “A Casa do Mocho Sábio”, da RTP.
Em 1995, integrou o elenco da Companhia de Teatro do Porto, “Seiva Trupe” e em 1997 participou no Festival Internacional da World Music, “WOMAD”, em Cáceres, e em 1999 no 36º Festival da RTP.
Editou vários trabalhos discográficos e literários: “Jogos de Janelas” (2012) e “Terra da Paciência” (2013). © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário