25 de outubro de 2018

Seminário “Transporte Ferroviário Regional no Alentejo” amanhã na Reitoria da Universidade de Lisboa

O Secretariado da Plataforma Alentejo, com o apoio e a colaboração da Rede Mov/Universidade de Lisboa, promove amanhã à tarde no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa um seminário subordinado ao tema “Transporte Ferroviário Regional no Alentejo, acessibilidades, sustentabilidade e território”.
Neste Seminário em que são oradores quatro professores universitários: Manuel Tão, Investigador a Universidade do Algarve (Potencialidades do sub-sistema ferroviário e aeroportuário do Alentejo), Fernando Nunes da Silva, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico (Acessibilidade ferroviária e ordenamento do território e urbanismo), Eloïse Libourel, Investigadora Associada do LVMT-Laboratoire Ville Mobilité Transport na École Nationale des Ponts et Chaussées, Paris (Potencialidades da geografia da ferrovia regional) e Bruno Faivre D’Arcier, Professor Emérito da Universidade de Lyon 2 (Economia e finanças do transporte ferroviário regional).
A recuperação do sub-sistema ferroviário do Alentejo traz consigo uma nova visão estratégica das acessibilidades regionais, nacionais e internacionais, permitindo afirmar o Aeroporto de Beja como complemento aos aeroportos de Lisboa e de Faro e melhorar a acessibilidade do Porto de Sines ao seu hinterland. O aproveitamento desta infraestrutura estratégica e operacional, quer no tráfego de passageiros, quer no de mercadorias, servirá da melhor forma o modelo policêntrico da Região do Alentejo e do País. © NCV

Sem comentários: