No passado dia 27 de Outubro, uma cliente da Santa Casa da Misericórdia, com 89 anos de idade, encontrava-se na sala comum a lanchar, quando subitamente caiu inanimada no chão.
Segundo refere fonte da Santa Casa da Misericórdia local, a enfermeira Rosália que estava no seu gabinete ao lado da sala de convívio onde um grupo de idosos realizava o seu habitual lanche, ouviu uns gritos a chamarem pelo seu nome e de forma imediata deslocou-se até à sala onde deparou-se com a senhora caída inconsciente no chão.
“Ao aproximar-se dela verificou que estava com suores em excesso e com o pulso extremamente fraco”, adianta a mesma fonte. “Após verificar estes factos chamou prontamente a enfermeira Mafalda Tavares indicando que ligasse para o 112 pois um dos utentes estava inanimado no chão e possivelmente a entrar em paragem cardiorespiratória, e que logo de seguida fosse buscar o desfibrilhador”.
“Enquanto esperava pelo desfibrilhador (que foi bastante rápido a chegar) iniciou as manobras de suporte básico de vida. Após a chegada do desfibrilhador, iniciou o processo de cardioproteção, realizando dois ciclos completos até à recuperação da utente”.
“Quando o INEM chegou ao local já a idosa de 89 anos estava consciente e a falar, sendo que a sua ida ao hospital foi só para uma monitorização da sua saúde”.
A Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide dispõe de um plano de cardioproteção nas suas instalações desde Abril de 2018 demonstrando assim que a saúde e a segurança dos seus utentes são umas das principais prioridades da instituição. O espaço está também cardioprotegido pelo desfibrilhador DOC. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário