Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
No próximo dia 1 de Dezembro, a Sociedade Musical Euterpe de Portalegre celebra 158 anos de existência e o momento não poderia ser assinalado de forma mais especial.
O tradicional desfile pela cidade de Portalegre vai realizar-se ao início da tarde, seguindo-se a apresentação do livro “A Visão do Som”. O dia fecha com um especial concerto que servirá também para homenagear o maestro Henrique Ruivo, depois de quinze anos a dirigir a banda da associação.
Depois de no passado mês de Julho ter sido anunciada a saída do maestro Henrique Ruivo da direção artística da Banda da Sociedade Musical Euterpe (SME), foi com naturalidade que surgiu o tema do concerto do 158º aniversário da associação.
Quinze anos à frente da banda
Os últimos quinze anos estão recheados de momentos de ouro na história da SME e era impossível não fazer um merecido tributo ao brilhante percurso do responsável por este capítulo. Surgiu assim “Homenagem ao Maestro Henrique Ruivo”, um espetáculo emocionante, que reúne novos sons e obras marcantes dos últimos anos, contando, ainda, com muitas surpresas.
Mas, este ano, há mais motivos de interesse. O tradicional desfile da banda pela cidade, com o cumprimento às principais entidades, tem início às 15:30, seguindo-se a apresentação do livro «A Visão do Som», da autoria do professor António Pascoal.
Prefácio de António Victorino d’Almeida
A obra, com prefácio do maestro António Victorino d’Almeida, reúne um conjunto de fotografias captadas em ensaios e concertos da Euterpe, que mostram de uma forma única rostos, emoções e a dedicação de um grupo de trabalho em palco.
O convite está feito. A apresentação do livro «A Visão do Som» está marcada para as 18:30, no pequeno auditório do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre. Já o grande auditório vai ser o espaço do espetáculo «Homenagem ao Maestro Henrique Ruivo», com início às 21:30.
A Sociedade Musical Euterpe
Nasceu no dia 1 de Dezembro de 1860 e é a mais antiga associação da cidade de Portalegre. A média de idades da sua Banda, com uma estrutura de aproximadamente 45 elementos, ronda os 25 anos e é atualmente dirigida pelo maestro Carlos Almeida. Nos últimos anos, a Euterpe de Portalegre tem atraído cada vez mais público com a produção dos espetáculos «Filmes em Concerto», «50 Anos de Canções» ou «Cordas em Fil(h)armonia» e com a realização do seu Estágio de Orquestra de Sopros (EOSSME). © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário