12 de novembro de 2018

Menção honrosa para a Associação Ekosiuvenis no Prémio Boas Práticas - Associativismo Juvenil 2018


A Associação Ekosiuvenis foi distinguida pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. com uma Menção Honrosa no âmbito do Prémio Boas Práticas | Associativismo Juvenil 2018, tendo alcançando o 2.º lugar na região do Alentejo, com o projeto "Prémio Esforço, Trabalho e Dedicação".
Este prémio promovido pelo IPDJ, vai na sua 6.ª edição, tem como destinatárias as associações juvenis e respetivas federações que se encontram inscritas de forma efetiva no Registo Nacional de Associativismo Jovem e tem o valor pecuniário de 1.500,00 €. 
A Ekosiuvenis já venceu este prémio por 2 vezes (em 2014 e em 2016), ficando este ano em 2.º lugar na região do Alentejo. Devido qualidade e relevância dos projeto apresentado, bem como ao seu impacto e destaque na comunidade, esta classificação vale este ano uma Menção Honrosa à associação no valor de 350,00€.
Esta Menção Honrosa será entregue à Ekosiuvenis no próximo dia 5 de Dezembro, no Centro da Ciência e do Café, em Campo Maior. Nas redes sociais a Associação Ekosiuvenis agradeceu “a todos quantos têm tornado possível concretizar este projeto!”.
Burgopedestal e Maruam não elegíveis
Foi vencedora este ano a Suão – Associação para o Desenvolvimento Comunitário e entre as seis associações alentejanas candidatas, a BurgoPedestal de Castelo de Vide e a Maruam (Marvão) foram consideradas “não elegíveis” à luz do regulamento (ver quadro que publicamos junto).
O Prémio Boas Práticas | Associativismo Juvenil, que a Ekosiuvenis já venceu por 2 vezes (em 2014 e 2016), pretende reconhecer, a nível regional, as associações que mais se destacam não só pelo projeto apresentado, mas também tendo em conta parâmetros como as características das associações candidatas na sua actividade anual, bem como o impacto na comunidade, as suas características de atuação, a qualidade e inovação, e ainda a consistência e capacidade de expressão enquanto escolas de cidadania ativa e de participação cívica e democrática dos jovens.
Impacto na comunidade e relevância para os jovens
Para o Presidente da Direção da Ekosiuvenis – Filipe Luz – “é mais um bom momento para nós, mais uma distinção, ainda que não seja aquela que, naturalmente, desejávamos – vencer este prémio pela 3.ª vez. Acima de tudo demonstra que que o trabalho que vimos a desenvolver é reconhecido por ter qualidade e tem impacto na nossa comunidade, tem relevância para os jovens. O “Prémio Esforço, Trabalho e Dedicação” é um projeto impar no nosso Concelho, é o único que distingue localmente o melhor aluno do Ensino Secundário residente no Concelho". 
Transmitir motivação
"Todos os jovens que se candidataram ao prémio ao longo dos últimos anos, vencedores e participantes, viram reconhecido aquilo que tinham feito até então e prosseguiram os seus caminhos, de trabalho, dedicação, sucesso e excelência. Sentimos que contribuímos para que assim fosse, sentimos conseguimos transmitir-lhes motivação para continuarem a alcançar bons resultados e a alcançar os seus objetivos. Esse é o principal motivo pelo qual ficamos orgulhosos de receber esta distinção, e só podemos agradecer a todos quantos têm tornado possível concretizar este projeto”, adianta Filipe Luz.  © NCV

Sem comentários: