14 de dezembro de 2018

Castelo de Vide recebe em Março de 2019 colóquio internacional sobre “Pequenas Cidades e Ambiente (da Idade Média à Época Contemporânea)”

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Realiza-se em Castelo de Vide entre 14 e 16 de Março de 2019, o colóquio internacional “Pequenas Cidades e Ambiente (da Idade Média à Época Contemporânea)”.
A organização deste colóquio resulta da iniciativa conjunta da Rede das Pequenas Cidades no Tempo, do Município de Castelo de Vide, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Instituto de Estudos Medievais, Centro de Humanidades, Instituto de História Contemporânea) e da École des hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid), através do programa CIDADES.
Confirmados 35 historiadores de 8 países
Confirmada está já a participação de 35 historiadores (Portugal 16, Espanha 7, Inglaterra 4, Noruega 2, Brasil 2, República Checa 2, Alemanha 1 e Finlândia 1), segundo anunciou o Presidente da Câmara Municipal António Pita. 
A proposta temática deste colóquio situa-se na confluência de dois campos de pesquisa: a história ambiental e as pequenas cidades. A história urbana ambiental tem vindo a desenvolver-se desde os anos noventa do século passado, privilegiando o estudo das metrópoles durante o período contemporâneo. Com esta iniciativa, os organizadores pretendem aplicar as problemáticas ambientais às pequenas e médias cidades e ampliar o horizonte cronológico, desde a Idade Média aos nossos dias. O colóquio pretende inquirir acerca da pertinência das interrogações tradicionais da historiografia ambiental, quando colocadas às unidades urbanas de reduzida dimensão, e analisar os problemas ambientais que lhes sejam específicos.
Quatro eixos temáticos
Os investigadores foram convidados a apresentar propostas de painéis ou comunicações individuais, abordando toda esta problemática, sob o ponto de vista monográfico ou comparativo, balizado numa época histórica ou em várias cronologias, de acordo com os seguintes eixos temáticos: 1 – o impacto das pequenas cidades sobre o ambiente natural; 2 - O impacto do ambiente natural sobre as pequenas cidades; 3 - Respostas societais às mudanças do ambiente urbano e aos problemas ambientais verificados nas pequenas cidades; e 4- Aspetos ambientais das relações das pequenas cidades com a zona periurbana e/ou com a sua área de influência. © NCV
Mais informações e inscrições AQUI e contactos através deste EMAIL.

Sem comentários: