21 de janeiro de 2019

António Pita: transacções imobiliárias são “sinais positivos para a revitalização do Centro Histórico”

Clicar na imagem para ampliar.
O número de transacções imobiliárias no concelho de Castelo de Vide continuou a crescer fortemente em 2018 tendo atingido as 43, de acordo com dados obtidos com base na estatística de consultas legais referentes ao exercício do direito de preferência. Em 2016 e 2017 esses números foram de 29 e 31 transacções, pelo que o aumento no ano passado foi na ordem dos 50%.
Estes dados foram coligidos pela Câmara Municipal de Castelo de Vide com base no procedimento Casa Pronta, foram já dados a conhecer na última reunião do Executivo Municipal e agora divulgados pelo Presidente António Pita através das redes sociais.
Para o autarca estes são “sinais positivos para a revitalização do Centro Histórico”. “As transacções imobiliárias dos últimos anos da zona urbana abrangida, e com as óbvias repercussões positivas que daí advêm, são perfeitamente elucidativas”, sublinha.
António Pita explica que “é obrigação legal que os proprietários de edifícios localizados no Centro-histórico, antes de efetuarem a venda do imóvel, auscultem a Administração (DRCultura e cumulativamente a Câmara Municipal) de exercer o direito de preferência; pelo que só depois destas duas entidades se pronunciarem negando o interesse da aquisição poderá ser feita a escritura de venda com o comprador”. © NCV

Sem comentários: