Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
"O Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo atua no próximo sábado dia 23 de Fevereiro, pelas 16 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Será um espetáculo dedicado ao cante e ao vinho de talha, um património milenar. O grupo, que tem como “padrinhos” os Cantadores do Desassossego, é formado por 30 crianças do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, ensaiados pelos professores Joaquim Mariano e José Diogo Bento. O espetáculo musical e etnográfico pretende homenagear o cante alentejano, o vinho de talha e o Alentejo e vai decorrer a partir das 16 horas, no Salão Nobre da Casa do Alentejo, com entradas gratuitas.
O grupo Rouxinóis do Alentejo, sediado no Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Beja, recria as fases do ciclo de produção artesanal de vinho de talha, uma prática de vinificação que foi criada pelos romanos há mais de 2.000 anos e é típica do Alentejo. Em palco, os Rouxinóis cantam várias modas do cante alentejano e interagem com mais de três centenas de objetos reais e réplicas que foram cuidadosamente construídos. As tarefas apresentadas foram supervisionadas pela Associação de Desenvolvimento Local VITIFRADES de Vila de Frades - Vidigueira.
O Grupo Rouxinóis do Alentejo foi formado no ano 2000 para representar Portugal num Festival Juvenil de Música na Hungria. Desde então já apresentou várias histórias etnográficas, com recurso a mímica e a utensílios usados em artes e ofícios tradicionais do Alentejo, sempre acompanhadas pelo Cante: Ciclo do Pão, Ciclo do Azeite e Por Esses Campos Fora. Atualmente, os Rouxinóis encontram-se em gravações para o DVD “Ciclo do Vinho de Talha” com tarefas reais realizadas nos locais próprios, desde a produção à comensalidade que o vinho de talha sempre proporcionou". © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário