8 de fevereiro de 2019

“DE: Castelo de Vide; PARA: Castelo de Vide”: Exposição de Lígia Fernandes e Manu Romeiro inaugurada hoje na Bempostinha em Lisboa

Clicar na imagem para ampliar.
“DE Castelo de Vide, PARA Castelo de Vide”, é a exposição dos trabalhos realizados em Residência Artística na histórica vila de Castelo de Vide, pelas artistas Lígia Fernandes e Manu Romeiro. 
A inauguração decorre hoje pelas 20 horas em Lisboa no Logradouro da Bempostinha (Rua da Bempostinha, 22, 1150-066 Lisboa) e será seguida de um concerto de Swing na Guelra.
Foi lá que Lígia realizou, por dias e dias, em carvão e tinta-da-china, retratos dos moradores que, enquanto isso, partilhavam suas histórias. Manu caminhou e caminhou à deriva, experimentou trocar seu caderno de desenho por uma máquina fotográfica, conversou, sentou-se em praças e miradouros e tomou água de cada fonte que passava. 
Movimentar a memória coletiva da vila
Foi desta forma que as duas artistas movimentaram a memória coletiva da vila, cada uma à sua maneira: uma delas retirou do corpo e da memória dos moradores suas histórias. Histórias DE Castelo de Vide. A outra recortou a paisagem e reorganizou-a, para contar PARA Castelo de Vide, suas aprendizagens a partir de suas andanças na vila. E de registos, cartas e depoimentos, que é feita a dedicatória a esta vila de história tão viva e fomentada. A charmosa vila e comunidade de Castelo de Vide. © NCV

Sem comentários: