13 de março de 2019

António Pita à Rádio Portalegre:
alarmismos sobre falta de segurança do paredão da barragem de Póvoa e Meadas são "infundados"

Foto © RP/NCV
O presidente da Câmara de Castelo de Vide considerou “infundado” o alarmismo potenciado pelas redes sociais relativamente a uma eventual falta de segurança da circulação automóvel no paredão da barragem de Póvoa e Meadas.
As fendas no Caminho Municipal 1007 que atravessa o paredão da barragem são assustadoras mas António Pita revelou que as vistorias feitas recentemente pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pelo LNEC não detetaram qualquer problema na estrutura do paredão que obrigue ao corte da circulação automóvel.
O autarca adiantou que a única limitação prende-se com o nível máximo de armazenamento que baixou da cota dos 312,5 metros para 309,85 metros, única e exclusivamente devido ao desgaste normal da estrutura do paredão de uma barragem que já é centenária.
A responsabilidade de conservação da Barragem de Póvoa e Meadas é do Estado, havendo um projeto de beneficiação da estrutura aprovado pela APA, mas que ainda não avançou devido ao processo de concessão de exploração à EDP. © Gabriel Nunes/Susana Mourato/RP/NCV

Sem comentários: