A 24ª edição do Festival Andanças (4 a 10 de Agosto) está de regresso à Barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, segundo acaba de confirmar a Associação PédeXumbo que também estendeu até ao dia 31 de Março corrente o prazo para apresentação de propostas para a Programação Artística do Andanças 2019 (ver formulário AQUI).
O NCV está em condições de informar que começam muito em breve os necessários trabalhos de preparação dos terrenos adjacentes à barragem, com limpeza de matos, verificação e construção de vedações e de todas as infraestruturas ali existentes e que suportaram as edições anteriores. Em paralelo a Associação PédeXumbo e a Câmara Municipal de Castelo de Vide continuam a estudar em conjunto diversos importantes aspectos como sejam a localização dos diversos espaços de estacionamento e o sisema de circulação viária em toda aquela área.
Ao reconfirmar o regresso à barragem de Póvoa e Meadas, a Associação PédeXumbo refere que “continuaremos a promover a música e a dança tradicionais, a provocar encontros e partilhas, a proporcionar aprendizagens entre pessoas, grupos, gerações, saberes e culturas”.
“Na programação do Andanças queremos gerar cruzamentos artísticos entre o tradicional e o contemporâneo, lembrando que a música e a dança populares também são sinónimo de criatividade, de identidade e, de futuro!”, acrescenta a sua nota nas redes sociais.
“Propostas criativas e originais” até 31 de Março
Por outro lado, até 31 de Março a organizadora do festival continua “à procura de propostas criativas e originais, que sejam participativas, provoquem o movimento, estimulem encontros e potenciem a alegria, a boa vontade, o sonho e a celebração, com os olhos no futuro! Pretendemos que o Andanças se mantenha como um espaço de sonho, de encontro de artes tradicionais e contemporâneas, onde se cruzem tendências e perspetivas inovadoras sobre a cultura e a sociedade, e onde se proporcionem experiências de interação que permitam dinâmicas de enriquecimento mútuo”.
“Montra interativa do melhor que se faz em Portugal”
2019 será assim “o ano que assinala o regresso do Andanças à Barragem de Póvoa e Meadas. Ao longo destas 24 edições, o Andanças tem-se afirmado como um festival marcante na música e na dança em Portugal, onde artistas e públicos interagem com práticas tradicionais, reinventando-as e fundindo-as com expressões artísticas emergentes e inovadoras”.
“Queremos que o Andanças seja uma montra interativa do melhor que se faz em Portugal, incitando o encontro com o diferente, o outro, o tradicional e o contemporâneo, convidando à participação de todos, num diálogo de enriquecimento mútuo e de criação de um espaço de Bem-Estar”.
“Espaço de incubação de projetos e sonhos”
Organizado pela Associação PédeXumbo (mais informação AQUI), “o Andanças permanece como espaço de incubação de projetos e sonhos, gerando encontros, fomentando ideias e caminhos para a criação de um mundo melhor”. © NCV
(Para questões relativas à programação no Andanças contactar através do email programacao@andancas.com).
Sem comentários:
Enviar um comentário