17 de março de 2019

Castelo de Vide recorda hoje pedido de perdão aos judeus por Mário Soares em 1989 na Fonte da Vila

Ver e ouvir discurso na íntegra AQUI

Clicar na imagem para ampliar.
Na Fonte da Vila, verdadeiro símbolo da judiaria medieval de Castelo de Vide, o então Presidente da República proferiu um discurso histórico, onde reconheceu publicamente os lamentáveis episódios de intolerância religiosa, concluindo: “em nome de Portugal quero pedir perdão aos judeus das perseguições que foram vítimas na nossa terra”.
Decorridos que estão trinta anos sobre esta data memorável, e num momento em que o contexto da nossa sociedade atual impõe que se reafirmem os valores da tolerância, da fraternidade e da igualdade entre os povos, religiões, culturas e géneros, o Município de Castelo de Vide com a Embaixada de Israel em Portugal assinalam o referido discurso em Sessão Comemorativa na manhã de hoje, Domingo dia 17 de Março.
RTP disponibiliza discurso histórico na íntegra
O discurso que vai ser revisionado no Salão Nobre dos Paços do Concelho esta manhã pode ser recuperado e visto e ouvido na íntegra na íntegra consultando AQUI os arquivos históricos da RTP.
Esta Sessão Comemorativa dos 30 anos deste discurso histórico do Presidente Mário Soares na Judiaria de Castelo de Vide, terá início pelas 10:15 nos Paços do Concelho de Castelo de Vide.
O programa das cerimónias
As entidades serão recebidas nos Paços do Concelho pelas 10:15 horas, onde decorrerá uma cerimónia do hastear da bandeira pelas 10:30 horas. 
Segue-se a sessão no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelas 11 horas com intervenções das entidades oficiais e visionamento do discurso então proferido pelo então Presidente da República, Mário Soares. 
Nesta cerimónia usam da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, a ex-embaixadora do Estado de Israel em Portugal, Colette Avital, o presidente da Comunidade Israelita de Lisboa, Gabriel Steinhardt, o presdiente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim, e o embaixador de Israel em Portugal, Raphael Gamzou.
Tributo a Abraham Assor e Carolino Tapadejo
O programa terminará pelas 12 horas com o descerramento de uma placa evocativa na Fonte da Vila e um tributo a Abraham Assor (título póstumo) e a Carolino Tapadejo, na altura Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide. Usarão da palavra João Barroso Soares, Isaac Assor e o próprio Carolino Tapadejo. © NCV
Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: