27 de março de 2019

Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses: Prémio “Memória e identidade” para Jorge Sampaio será entregue amanhã em Castelo de Vide


Clicar na imagem para ampliar o Programa.
A entrega do Prémio “Memória e identidade” ao ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, é o ponto alto das comemorações oficiais do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses (amanhã, dia28 de Março) que, segundo a APMCH - Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, será assinalado novamente este ano em Castelo de Vide, onde já foi assinalada no concelho em 1995.
Oportunidade para Castelo de Vide
Em comunicado distribuído na tarde de ontem, a Câmara Municipal de Castelo de Vide sublinha “a oportunidade concedida a Castelo de Vide em se associar ao momento em que a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico releva e distingue a valorização deste distinto Chefe de Estado”.
Prémio “Memória e Identidade”O prémio “Memória e Identidade”, da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, foi instituído em 2012 e visa distinguir personalidades que se destacaram nas áreas da salvaguarda e da valorização do património cultural. Pretende enaltecer a carreira de quem se destacou ao longo da vida nas áreas da arquitetura, da engenharia, da história e das artes, pugnando sempre pela defesa e pela divulgação dos Centros Históricos, enquanto conjuntos representativos de valores culturais e artísticos, cuja memória importa preservar e cuja vida se impõe dinamizar.
Os distinguidos desde 2012Desde 2012 foram distinguidas com o Prémio “Memória e Identidade”, as seguintes personalidades: arquiteto Álvaro Siza Vieira (2012), José Augusto-França (2013), arquiteto Frederico Mendes Paula e José Miguel Correia Noras (2014), Adriano Vasco Rodrigues e arquiteto João dos Santos de Sousa Campos (2015), pintor Júlio Pomar (2016), general António Ramalho Eanes (2017) e arquiteta Alexandra Gesta e comendador José Júlio Eloy (2018).
Trabalhos da Associação começam hoje
Os trabalhos começam já hoje dia 17 de Março ao final da tarde com a realização de uma reunião da Direção da Associação seguida de uma sessão da Assembleia Geral, a anteceder um jantar de boas-vindas cortesia da Câmara Municipal de Castelo de Vide (ver o programa completo que publicamos junto). 
De referir que o Município de Castelo de Vide é associado daquela Associação e exerce, representado por António Pita, a função de vogal do Conselho Fiscal até 2022.
28 de Março, a data de nascimento de Alexandre Herculano
O Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses foi formalmente criado em 28 de Março de 1993, sempre na data de 28 de Março, a data de nascimento em Lisboa de Alexandre Herculano, o historiador e político que sempre levantou a sua voz em prol do nosso legado histórico-cultural.
Ao instituir o “Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses”, na data do aniversário natalício de Alexandre Herculano, o Governo e a APMCH quiseram homenagear, de forma “perene”, o espírito e a obra do “escritor de bronze que dignificou a língua, do historiador que renovou os métodos para a averiguação do passado e do homem de carácter que modelou um tipo de cidadania que muitos tomam ainda como espelho”. Simultaneamente, visaram criar uma nova oportunidade para a promoção das acções encetadas pelos municípios no que toca à salvaguarda dos seus centros históricos.
Segundo a APMCH, “o Dia Nacional dos Centros Históricos tornou-se como que o 10 de Junho do património em Portugal. Com efeito, sem prejuízo das iniciativas promovidas em cada município, é, anualmente, designada uma autarquia para centralizar, em termos oficiais, as comemorações de tal acontecimento”. © NCV

Sem comentários: