Fotos © RP/NCV |
Rádio Portalegre - O antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, afirmou hoje que “Portugal já tem rotundas que cheguem”, defendendo que o que o país precisa é de mais hospitais, centros de saúde, escolas e fábricas.
Jorge Sampaio, que falava, em Castelo de Vide, distrito de Portalegre, referiu-se ainda aos problemas que afetam o interior do país, [falta de população e de investimentos], exortando essas regiões a “fazerem-se ouvir, nem que seja a gritar”.
Para Jorge Sampaio "é preciso que o interior tenha voz (…) porque é só desta maneira que as pessoas se tornam influentes e que as suas pretensões são ouvidas de outras maneiras".
O antigo Chefe de Estado falava, no Salão Nobre da Câmara de Castelo de Vide, na sessão solene das comemorações oficiais do Dia Nacional dos Centros Históricos, na qual foi homenageado com o prémio “Memória e Identidade”.
Para Sampaio este prémio é “uma fonte de inspiração e estimulo” para não desistir de continuar a defender um conjunto de valores [liberdade, igualdade e fraternidade], que reputa fundamentais num Estado de direito democrático.
Integrado nas Comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses foi apresentado o evento Centros Históricos Luso-Marroquinos, efeméride dos 250 Anos do Abandono da Praça de Mazagão.
O evento encontra-se em preparação para ser realizado em Novembro deste ano em Marrocos, incluindo conferências no Centro Cultural Português de Rabat e visitas a Arzila, Alcácer-Quibir, Mazagão e Azamor. © Gabriel Nunes/Susana Mourato/RP/NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário