2 de abril de 2019

Associação Salgueiro Maia (ASM) assinala amanhã em Santarém e Castelo de Vide os 27 anos da sua morte

Salgueiro Maia faleceu a 3 de Abril de 1992 no Hospital Militar de Belém na sequência de doença oncológica e, evocando esse triste acontecimento, a Associação Salgueiro Maia (ASM) vai participar na cerimónia de evocação dessa data, organizada pela Câmara Municipal de Santarém em coordenação com a Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril.
“Tributo a Salgueiro Maia” em Santarém
Esse “Tributo a Salgueiro Maia”, realiza-se na próxima 4ª feira dia 3 de Abril pelas 11 horas, no Jardim dos Cravos, à saída de Santarém pela EN3, onde se encontra a sua estátua junto a uma Chaimite e onde a ASM com uma comitiva local e outra vinda de Lisboa, pretende colocar uma palma de flores com faixas e evocar a sua memória, integrada nessa cerimónia, convidando-se a população para estar presente nesse momento de profundo sentimento.
Hospital Fernando Salgueiro Maia
Recorda-se que, deste o governo de Passos Coelho, o ex- Hospital Militar de Belém encontra-se abandonado, por decisão política, sendo uma das lutas da ASM que o mesmo reverta para uma grande unidade de cuidados continuados integrados, ao serviço do SNS e da Instituição Militar, objetivo esse que o Poder Político, em coordenação com a CML e a Misericórdia de Lisboa, aparenta recentemente estar disponível para aceder e que a ASM pretende que tenha o nome “Salgueiro Maia”, em homenagem a este ilustre “Capitão de Abril” que aí veio a falecer há 27 anos. 
Cerimónia em Castelo de Vide
Após essa cerimónia em Santarém, a comitiva da ASM almoça em Almeirim e de imediato seguirá para Castelo de Vide, onde ele nasceu a 1 de Julho de 1944 e onde se encontra sepultado, realizando-se junto à sua campa uma singela cerimónia com deposição de flores, para a qual a ASM convidou o Presidente da Câmara da localidade, que estará presente, fazendo-se acompanhar de outros ilustres edis".
Assim cumprirá a recém-formada ASM, nesse dia, um dos seus objectivos estatutários – perpetuar o Espírito de Abril e a Memória de Salgueiro Maia.
Se o leitor se identifica com a nossa associação, mais por actos que por palavras, convidamo-lo a juntar-se a nós como associado, contactando o mail da ASM mostrando essa intenção (associacao.salgueiro.maia@gmail.com), pois todos seremos poucos para engrandecer este projecto . © Eduardo Costa-ASM/NCV

Sem comentários: