A região Alentejo viu 57 candidaturas apuradas na primeira fase de eliminatórias do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, de entre um total de 420 doces selecionados em diversas categorias.
São 17 os concelhos das três sub-regiões que seguem no concurso em representação da doçaria alentejana.
Arronches, Elvas, Marvão, Nisa, Portalegre e Sousel
Do distrito de Portalegre, foram apurados 21 doces, dos concelhos de Arronches, Elvas, Marvão, Nisa, Portalegre e Sousel, com grande destaque para o concelho da sede de distrito.
De facto, de Portalegre foram apuradas as bolachas de vinho do porto e o bolo finto de Portalegre, na categoria dos biscoitos e bolos secos, as fartes de Portalegre e o toucinho do céu de Santa Clara nos doce à de colher e doce à fatia, o folar de Portalegre, nos doces festivos, as queijadas de Portalegre nos bolos de pastelaria e as “amêndoas do Douro tostadas e caramelizadas” nos doces de fruta e mel; finalmente nos “doces de território” figuram na lista de apurados os rebuçados de ovo de Portalegre, a boleima de Portalegre, o queijo dourado de Portalegre e também as fartes de Portalegre.
Arronches viu apurados o bolo de azeite na categoria de biscoitos e bolos secos, o “nógado” nos doces festivos e o “queijinho d’Arronches” nos doces de inovação.
Elvas apurou as ameixas de Elvas, nos doces de fruta e mel, e a sericaia nos doces de colher e doce à fatia, Marvão o pastel de castanha nos doces de inovação e Nisa os “barquinhos” e os bolos de amêndoa, na categoria bolo de pastelaria, e as “broas dos santos” nos doces festivos e Sousel apurou o “bolo torresmo de Sousel” também nos “doces de inovação”.
De 7 de Maio a 7 de Setembro
Da segunda fase de votação do painel de especialistas vão resultar 7 doces por distrito ou região autónoma, que os portugueses vão votar nas eliminatórias distritais. Estes 140 doces serão revelados a 7 de Maio, através de programa televisivo. Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.
Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de Agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os doces.
A Gala Finalíssima decorre a 7 de Setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário