Clicar na imagem para ampliar o programa. |
As comemorações do 25 de Abril deste ano em Castelo de Vide ficam assinaladas com o lançamento da primeira pedra do espaço museológico “Casa de Cidadania Salgueiro Maia”, no Castelo. Marcada para as 12 horas, a cerimónia conta com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, que preside às comemorações (como o NCV já noticiou - ver AQUI) e da Diretora Regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.
Este momento será seguido da deposição de uma coroa de cravos no monumento ao Capitão de Abril na entrada do castelo, da autoria de Clara Menéres , e antecederá o fim das cerimónias com o descerramento de uma placa evocativa no Largo Capitão Salgueiro Maia.
A anteceder o lançamento desta primeira pedra decorrerá, pelas 11 horas, uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em que usarão da palavra o Presidente da Câmara Municipal, António Pita, para dar as boas vindas, o Presidente da Assembleia Municipal, André Barrigas, o Professor Doutor Fernando António Batista Pereira que falará sobre “O projeto da Casa de Cidadania Salgueiro Maia”, a Diretora Regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira e, a encerrar, a Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira.
Recorda-se que a Câmara Municipal de Castelo de Vide adoptou o ano de 2019 como "Ano da Cidadania" e vai comemorar os 75 anos do nascimento de Fernando Salgueiro Maia no próximo dia 1 de Julho.
Por outro lado, o capitão de Abril foi também escolhido como "tema" do Festival da Água e do Tempo - Clepsidra, co-organizado pelo Município e pela Associação BurgoPedestal que terá lugar de 26 a 29 de Julho.
Celebrar os 45 anos de Abril e os 75 anos do nascimento de Salgueiro Maia
As cerimónias do 25 de Abril deste ano, em que se celebram os 45 anos de Abril e os 75 anos sobre o nascimento de Fernando Salgueiro Maia, começam pelas 8:50 horas com a receção às entidades junto ao edifício dos Paços do Concelho e a habitual distribuição de cravos à população. Pelas 89 horas têm início as cerimónias com o hastear da bandeira nacional nos Paços do Concelho, sob a presidência da Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira.
Centro de Interpretação do Megalitismo em Póvoa e Meadas
Segue-se pelas 10 horas a sessão de cumprimentos institucionais à Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas com hastear de bandeira no edifício sede, momento que este ano será seguido pelo lançamento da primeira pedra do futuro Centro de Interpretação do Megalitismo.
Sec. de Estado da Cultura, Ângela Ferreira |
“A vinda de Sua Excelência a Secretária de Estado tem um redobrado significado para Castelo de Vide, para a região e igualmente para a cultura portuguesa, na medida em que a deslocação deste membro do Governo, nesta data e a esta terra do Alto Alentejo, visa assinalar o arranque das obras da “Casa de Cidadania Salgueiro Maia”, sublinha uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
“Este projeto nasce de uma vontade e pedido último do Capitão de Abril, que legou o seu espólio à terra onde quis ser sepultado para que um dia nela existisse um museu dedicado à exaltação dos valores de Abril. Finalmente chegou a hora de cumprir o segundo voto testamentário deste nosso herói, coincidentemente no ano em que irão ser celebrados os 45 anos de Abril, bem como os 75 anos sobre o nascimento de Salgueiro Maia”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário