Fotos © D.R./NCV |
O livro "O processo de Catarina de Orta na Inquisição de Goa (1568-1569)" foi apresentado na tarde da passada sexta-feira na abertura de mais uma edição da Feira do Livro de Castelo de Vide, uma obra “que recupera outra figura da história perdida de Castelo de Vide” nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, António Pita.
O evento contou com a presença da Professora Doutora Maria de Fátima Reis, diretora do Centro de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste e dos três investigadores co-autores do livro que aborda o processo de inquisição da castelo-vidense irmã de Garcia de Orta.
O livro traça a genealogia da família Orta, confirma a natalidade dos irmãos Orta em Castelo de Vide e comprova a veracidade de vários episódios das vidas destes personagens perseguidos pelo Tribunal da Inquisição.
“A história de Castelo de Vide ficou substancialmente mais rica com este importante estudo”, sublinha António Pita que aproveitou para agradecer “à Cátedra pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da herança judaica”.
Este e outros livros encontram-se disponíveis na Feira, “a qual este ano tem um formato mais convidativo trazendo para a Praça vários livros a preços mais acessíveis”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário