23 de abril de 2019

Pastel de Castanha de Marvão foi apurado para a 1ª fase do concurso "7 Maravilhas Doces de Portugal"

O pastel de castanha de Marvão está apurado para a primeira fase das 7 Maravilhas Doces de Portugal, na categoria de doce inovação (ver notícia AQUI e todos os apurados AQUI).
Este doce apresentado pelo Município de Marvão, pelas mãos de Cristina Andrade (Marvão com Gosto), tem por base uma massa fina, quebradiça em forma retangular, com um creme de castanha aveludado, muito lustroso, que inclui creme de ovos, doce de gila, açúcar, água e castanha Marvão-Portalegre DOP cozida.
Para Luís Costa, vereador da Câmara Municipal de Marvão, “quando soubemos que este ano ia decorrer a eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal, foi logo nossa intenção concorrer com o pastel de castanha de Marvão. Um doce com uma forte ligação a um produto endógeno do município e de elevada qualidade.” Sem esconder a ambição, “é uma enorme satisfação chegar à primeira fase, mas queremos levar o nosso pastel de castanha até à final!”
O pastel de castanha foi apresentado pela primeira vez em 2014, em Marvão, na XXXI Feira da Castanha. Resultado de um desafio lançado à Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, sendo o Chef Cristiano Louro responsável pela sua criação.
Neste pastel utiliza-se a castanha de Marvão-Portalegre, certificada com denominação de origem protegida desde 1996. Com o objetivo da iniciativa foi promover a castanha de Marvão e os seus produtores, através de um produto que tenha o fruto como matéria-prima base, que se possa consumir ao longo de todo o ano. Esta ideia levou à criação de um novo produto, com o intuito de Marvão se diferenciar, pela positiva, face à vasta doçaria alentejana.
Das 907 candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal foram apurados 420 candidatos, 21 por cada distrito. Da segunda fase de votação do Painel de especialistas vão resultar 140 doces, que os portugueses vão votar nas eliminatórias distritais. Estes 140 doces são revelados a 7 de maio, num programa de televisão a emitir, em direto, pela RTP1. © NCV

Sem comentários: