A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e o Programa Operacional Regional ALENTEJO 2020, assinalam o Dia da Europa, hoje 9 de Maio, num ato singelo, que inclui o hastear da bandeira da União Europeia pelas 10:30 horas ao som do Hino da Europa interpretado por um Grupo de Trompetes do Conservatório Regional de Évora - Eborae Musica.
O Dia da Europa celebra a paz e a unidade e assinala o aniversário da «Declaração Schuman». A 9 de Maio de 1950, inspirado por Jean Monnet, Schuman propõe a criação de uma comunidade europeia para gerir o carvão e o aço (base do poderio militar e do desenvolvimento industrial). Em 1951 é criada a CECA, 1.ª organização supranacional e o primeiro passo para a integração europeia. Em 1957, os Tratados de Roma consolidam esta integração com a criação das comunidades CEE e CEEA. Assim, a UE nasceu de uma iniciativa de paz focada na construção de um futuro comum.
O hino europeu
O hino europeu
O “Hino à Alegria” (ouvir abaixo) foi a melodia escolhida para simbolizar o hino europeu. Foi composto por Ludwig Van Beethoven em 1823, e simboliza não só a União Europeia, mas também a Europa num sentido mais lato.
Em 1972, o Conselho da Europa adotou o «Hino à Alegria» de Beethoven como o hino desta organização. Em 1985, foi a vez dos dirigentes europeus também o adotarem como hino oficial da União Europeia.
O hino utiliza a linguagem universal da música para exaltar os ideais europeus da liberdade, paz e solidariedade. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário