Os Ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural determinaram por despacho a prorrogação da Situação de Alerta para o território continental até às 23:59 horas do dia 3 de Junho (segunda-feira), devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal no território do Continente.
Segundo nota distribuída pelo Ministério da Administração Interna, esta situação de alerta deve-se ainda ao facto de a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil ter determinado o Estado de Alerta Especial Amarelo nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Todo o sul do país
Mas Évora, Portalegre, Beja, Castelo Branco, Faro, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal estão sob o Estado de Alerta Especial Laranja.
O Estado de Alerta Especial Laranja significa “grau de risco elevado”: ituação de perigo, com condições para a ocorrência de fenómenos invulgares que podem causar danos a pessoas e bens, colocando em causa a sua segurança.
Durante este período serão aplicadas medidas de caráter excecional, entre as quais a “proibição da realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração”, assim como elevar o “grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP”, aumentando as operações de vigilância e de “apoio geral às operações de proteção e socorro”. © NCV
Clicar na imagem para ampliar. |
Sem comentários:
Enviar um comentário