16 de maio de 2019

Grupo de Amigos organiza "Roteiro a Évora" em homenagem ao médico Garcia de Orta na 6ª feira dia 24

Clicar na imagem para ampliar.
A associação Grupo de Amigos de Castelo de Vide vai promover um roteiro organizado a Évora com o objetivo de facilitar aos castelo-videnses interessados poderem participar nos Novos Colóquios dos Simples.
A visita será no próximo dia 24 de Maio (sexta-feira), permitindo assistir aos “Novos Colóquios dos Simples – Releituras, 450 anos depois da morte de Garcia de Orta” e participar numa visita guiada ao Centro Histórico de Évora e inclui o almoço. Para além de conhecer melhor a história de Garcia de Orta e os seus contributos para a ciência europeia na passagem dos 450 anos da sua morte. 
Os participantes terão ainda a possibilidade de assistir ao lançamento de uma nova edição fac-similada da obra mais notável do séc XVI , escrita por Garcia de Orta.
A saída para Évora está prevista para as 7 horas da Praça Valência e Alcântara. A organização refere que esta viagem só será realizada se houver um número mínimo de participantes.
As inscrições podem ser efetuadas até ao próximo dia 21 de Maio (terça-feira) na Papelaria Santa Filomena onde serão prestadas todas as informações sobre as condições. Mais informações também através do email <grupoamigos.castelodevide@gmail.com> ou do telefone 964657914.
“Novos Colóquios dos Simples – Releituras”
Os “Novos Colóquios dos Simples – Releituras, 450 anos depois da morte de Garcia de Orta” têm lugar na Universidade de Évora (Anfiteatro 1 do Colégio Luís António Verney) nos próximos dias 24 e 25 de Maio (registo de inscrições online AQUI até dia 20 de Maio).
Botânicos, historiadores, filósofos, biólogos e investigadores estarão todos “entre diálogos” neste ciclo de conferências, numa ação do Grupo de Amigos de Castelo de Vide no quadro do Projeto Garcia de Orta - Entre Diálogos (OPP Cultura 2017) em parceria com a Universidade de Évora.
"O que hoje não sabemos, amanhã saberemos" é o lema dos "Colóquios dos Simples e Drogas da Índia", um tratado quinhentista, que pela grandeza intelectual do seu autor, se revelou ser um dos percursores da modernidade da ciência europeia. © NCV

Sem comentários: