Clicar na imagem para ampliar o cartaz-programa. |
Castelo de Vide volta este ano a reunir durante o próximo fim-de-semana (de amanhã sexta-feira até Domingo) os “B’Nei Anussim” ou “marranos” do mundo inteiro para “Recuperar e Valorizar a Herança Judaica Perdida”.
Esta II Conferência Internacional B’Nei Anussim resulta da iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Castelo de Vide e das instituições Netivyah (Israel) e Abradjin (Brasil).
Entre os temas da Conferência estão as “perspetivas de diferentes realidades” sobre “Recuperar e Valorizar a Herança Judaica Perdida”, a Salvaguarda do Património Judaico- Materialidades e a Dimensão Intangível, os “Judeus Convertidos à Força” e ainda ações e projetos que valorizam a herança judaica.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide proporciona aos participantes transporte do Aeroporto de Lisboa a Castelo de Vide hoje, quinta-feira dia 16 de Maio (18 horas), sujeito à capacidade do veículo e preenchido por ordem de chegada da inscrição.
São considerados “B'nei anussim” ou “marranos” os descendentes dos judeus sefarditas portugueses e espanhóis que foram obrigados a abandonar a Lei judaica e a converterem-se ao cristianismo, contra a sua vontade, para escapar às perseguições movidas pela Inquisição. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário