10 de maio de 2019

Pastel de Castanha de Marvão é um dos 7 nomeados do Alto Alentejo às 7 Maravilhas Doces de Portugal

O pastel de castanha de Marvão foi escolhido pelos especialistas como um dos 7 nomeados do distrito de Portalegre, na categoria de doce inovação, passando à eliminatória regional da eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal.
Os restantes seis nomeados do Alto Alentejo são as ameixas de Elvas e a sericaia (apresentados por Elvas) e 4 doces candidatados por Portalegre (boleima, fartes, queijo dourado e rebuçados de ovo, todos referenciados como sendo “de Portalegre”).
Segue-se agora a votação do público, que irá ter a última palavra sobre quais são as principais maravilhas da doçaria nacional.
Luís Costa, vereador da Câmara Municipal de Marvão, descreve o pastel de castanha de Marvão como “um doce com uma forte ligação a um produto endógeno do município e de elevada qualidade.” O primeiro grande objetivo foi já alcançado: “era importante chegar aos direitos e acreditamos que o pastel de castanha tem potencial para ser reconhecido como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal. Esta nomeação é também o reconhecimento da doçaria marvanense. Queremos convidar todos os portugueses a virem a Marvão descobrir esta e outras maravilhas do nosso município.”
Esolha de um pré-finalista por região
Na próxima fase do concurso, os 140 doces nomeados (7 por cada região) vão ser apresentados para votação pública em 20 programas em daytime, entre Julho e Agosto, na RTP1. Desta votação vai sair um pré-finalista por cada região.
Apresentado a concurso pelo Município de Marvão, pela mão de Cristina Andrade (Marvão com Gosto), o pastel de castanha tem por base uma massa fina, quebradiça, em forma retangular, com um creme de castanha aveludado, muito lustroso, que inclui creme de ovos, doce de gila, açúcar, água e castanha Marvão-Portalegre DOP cozida, certificada com denominação de origem protegida desde 1996.
A história de um doce
Este doce foi apresentado publicamente pela primeira vez em 2014, em Marvão, na XXXI Feira da Castanha, e nasceu de um desafio lançado à Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. Criação do Chef Cristiano Louro, a missão do novo pastel é promover a castanha de Marvão e os seus produtores através de um produto que tem o fruto como matéria-prima de base e que pode ser consumido durante o ano inteiro. Desta maneira permitindo a Marvão diferenciar-se, pela positiva, perante a imensa oferta da doçaria alentejana.
Das 907 candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal foram apurados 420 candidatos, 21 por cada distrito. Da segunda fase de votação do Painel de Especialistas, agora concluída, resultaram 140 doces, divididos por regiões, que os portugueses vão votar nas eliminatórias distritais. Os resultados foram revelados no dia 7 de Maio na RTP1. © NCV

Sem comentários: