24 de junho de 2019

1ª Mostra de Economia Circular em Portalegre nos dias 4 e 5 de Julho no Campus Politécnico

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Promovido pela CCDRA/FECA e pelo IPPortalegre decorre nos dias 4 e 5 de Julho no Campus Politécnico em Portalegre vai acolher a 1ª Mostra de Economia Circular. A iniciativa contará com a presença do Secretário de Estado do Ambiente.
O evento tem como objetivo a divulgação de projetos de Economia Circular existentes, nomeadamente pelas empresas, comunidade académica e organismos públicos, e promover sinergias através da criação de uma rede de contactos.
Esta 1ª Mostra de Economia Circular terá início no Campus Politécnico a 4 de Julho. No primeiro dia de evento, estará presente o Secretário de Estado do Ambiente que irá apresentar os resultados de um estudo sobre Resíduos de Construção e Demolição (RCD), dando início a um ciclo de divulgação nacional. Ao longo do dia irá decorrer a 2ª Maratona Nacional de Projetos de Economia Circular, que consistirá em breves apresentações de 5 minutos no formato pitch e ainda duas mesas redondas: (Des)construir para a economia circular e Boas práticas na gestão de RCD. Fecha o primeiro dia deste evento, um arraial organizado pela Associação Académica do Politécnico de Portalegre, que será desenvolvido tendo por base o conceito da Economia Circular, que tem como objetivo, entre outros, sensibilizar e mobilizar os alunos para a Economia Circular.
Laboratórios e Compras Públicas Circulares
No dia 5 de Julho serão organizadas duas mesas redondas no Campus Politécnico, em torno de duas temáticas: Laboratórios Circulares e Compras Públicas Circulares, com a participação de especialistas na matéria.
A coordenação do evento está a cargo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) / Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA) e Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre), sendo que integram a comissão organizadora o Laboratório Circular do Alentejo, Câmara Municipal de Portalegre, CCDRA, IPPortalegre, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), AREANATejo e Agência Portuguesa do Ambiente. Financiamento: Fundo Ambiental e CircPro.
A economia circular
O conceito de economia circular resulta da necessidade de preservar, o máximo de tempo possível, a utilidade e o valor dos recursos materiais e energéticos.
Através da reciclagem, reutilização ou recuperação estende-se o ciclo de vida dos recursos existentes, utilizando métodos inovadores, para que os recursos sejam transformados em potenciais sub-produtos ou outros materiais, diminuindo assim o impacto ambiental. © NCV

Sem comentários: