5 de junho de 2019

Associação PédeXumbo cancelou a edição de 2019 do Festival Andanças na barragem de Póvoa e Meadas

A edição de 2019 do Festival Andanças não se realizará, apesar de amplamente anunciado o seu regresso às origens, ao espaço da barragem de Póvoa e Meadas onde se iniciou no concelho em 2013.
A decisão nesse sentido foi tomada pela Associação PédeXumbo e comunicada ontem em reunião conjunta entre a Câmara Municipal de Castelo de Vide. Apesar de existir uma contratualização do evento entre ambas as entidades estabelecido por um período de 10 anos (até 2022 inclusive), as partes terão no entanto considerado “não subsistirem condições” para a concretização da edição deste ano.
Nessa sequência, a Associação PédeXumbo anunciou o cancelamento da edição  de 2019 através de uma comunicação eletrónica de ainda ontem à noite, que a seguir se publica na íntegra. Essa comunicação é omissa quanto ao Ethno Portugal 2019 e nada refere quanto ao futuro do festival em Castelo de Vide. 
Não existem alternativas ao espaço
“Apesar de todas as diligências realizadas, é neste momento impossível garantir os pressupostos necessários à realização do que projetámos para esta edição”, explica a PédeXumbo que adianta: “não existindo atualmente alternativas ao espaço onde estava prevista a realização desta edição, torna-se inviável prosseguir com o processo de produção, não restando outra alternativa à PédeXumbo senão o cancelamento do Festival Andanças’2019”.
A notícia apanhou de surpresa alguns sectores da vida castelovidense, mas outros há que já prenunciavam que algo deste tipo pudesse acontecer na sequência de um visível “afastamento” entre a Câmara Municipal de Castelo de Vide e a Associação PédeXumbo na sequência do incêndio ocorrido em 2016 no parque de estacionamento que forçou a realização do festival nos 2 anos seguintes na sede de concelho em formato urbano, muito diferente da filosofia fundacional do Andanças.
Por outro lado, a decisão municipal de avançar logo em 2017 com a realização do Clepsidra – Festival da Água e do Tempo com base num forte apoio organizacional e financeiro à recém criada Associação BurgoPedestal, o surgimento (por iniciativa e financiamento privado) do Festival Sons com História este ano e o recente estabelecimento de um acordo com a Pedra Angular - Associação dos Amigos do Património da Diocese de Beja para a extensão a Castelo de Vide do Festival Terras sem Sombra já a partir de 2020 (ver notícia AQUI) são considerados por esses setores como potenciais indícios de dificuldades para o futuro do Andanças no concelho.
O Andanças é um prestigiado festival de músicas e danças tradicionais do mundo, organizado pela Associação PédeXumbo. Esta seria a sua 24ª edição e a 6ª realizada em Castelo de Vide: quatro edições, desde 2013 a 2016 no espaço adjacente à barragem de Póvoa e Meadas, e as duas mais recentes (2017 e 2018) na Vila de Castelo de Vide, num formato menor adaptado às condições urbanas. 
O comunicado da Associação PédeXumbo
“A Associação PédeXumbo, entidade organizadora do Festival Andanças, informa com grande tristeza que a 24ª edição do Festival Andanças vai ser cancelada”.
“A edição de 2019, com data prevista entre 4 e 10 de Agosto, marcaria o retorno do evento às margens da albufeira da Barragem de Póvoa e Meadas, no Concelho de Castelo de Vide.
Este regresso tinha como primordial objectivo assegurar que todos os participantes voltassem a desfrutar de um Andanças com duração de sete dias, pleno de entretenimento, com segurança e conforto. Contudo, apesar de todas as diligências realizadas, é neste momento impossível garantir os pressupostos necessários à realização do que projetámos para esta edição. 
Não existindo atualmente alternativas ao espaço onde estava prevista a realização desta edição, torna-se inviável prosseguir com o processo de produção, não restando outra alternativa à PédeXumbo senão o cancelamento do Festival Andanças’2019.
Neste interregno iremos projetar um Andanças num formato adaptado aos desafios emergentes, pensado para proporcionar condições que respondam às presentes alterações climáticas e que, assente na sustentabilidade e preservação do meio envolvente, garanta uma experiência plena aos nossos participantes, artistas, voluntários e parceiros.
Apresentamos as nossas mais sinceras desculpas pelos inconvenientes subjacentes à não realização da edição de 2019. Agradecemos o vosso apoio, disponibilidade e esforço que nos foi prestado para que esta edição ocorresse em conformidade.
A Associação PédeXumbo lamenta profundamente a não realização da edição de 2019 do Andanças, este Festival único que conta com mais de 20 anos.
O Andanças continuará a ser um espaço onde todos dançam, onde se faz música, onde se pode aprender e ter novas experiências, onde há partilha e cruzamento de ideias para um mundo melhor.
Esperamos poder continuar a contar convosco no futuro”. © NCV

Sem comentários: