27 de junho de 2019

Festival de música “Sons com História" decorre de hoje até Domingo em Castelo de Vide

Clicar na imagem para ampliar.
Começa hoje em Castelo de Vide e decorre até Domingo o Festival de Música “Sons com História”, dedicado à tradição judaica e medieval, a que o município está fortemente ligado, e inclui quatro espectáculos musicais em espaços históricos e culturais durante quatro dias.
Promovida pelo Município de Castelo de Vide, a iniciativa tem direcção do designer de moda Nuno Velez Durão e como coordenadora e programadora, Ana Paula Russo, uma cantora lírica (soprano) natural de Beja, radialista e professora no Conservatório de Lisboa).
Festival nasce de um sonho
Para o director do festival, Nuno Velez , o Sons com História é “o festival de música que nasce de um sonho” a três (ele próprio, Ana Paula Russo e António Pita), o de “divulgar e projectar cantores, músicos e performers da região e do país, trazendo-os ao interior, onde as populações estão ávidas de cultura”. 
Valorizar o património e revitalizar o centro-histórico
Para o Presente da Câmara Municipal, trata-se de “valorizar o Concelho com música de qualidade”. “Queremos que o Festival de Música Sons com História (...) se assuma como referência nacional por ter anualmente em palco a música erudita interpretada pelos nomes mais sonantes que orgulham Portugal”, no quadro da valorização do património e como contributo para a revitalização do próprio centro-histórico.
Vozes Alfonsinas e o guitolão de António Eustáquio
O primeiro dos quatro concertos desta primeira edição realiza-se hoje pelas 21 horas, no Convento de São Francisco, com o grupo Vozes Alfonsinas.
Amanhã será a vez de se ouvir António Eustáquio com o “Guitolão World Project”, na Fonte da Vila, local onde será também prestada uma homenagem ao capitão de Abril, Salgueiro Maia, natural desta região do Alto Alentejo.
“Voice"n"Combo” e “Ensemble de São Tomás de Aquino”
O Cine-Teatro de Castelo de Vide receber, no sábado dia 29 de Junho, um concerto de jazz com os Voice"n"Combo (21 horas).
O último dia do festival vai ficar marcado pelo concerto com o “Ensemble de São Tomás de Aquino”, na Igreja Matriz de Castelo de Vide, no decorrer de uma missa cantada (12 horas). © NCV

Sem comentários: