Diogo Cúmano decidiu “não integrar as listas do PSD como candidato nas próximas eleições legislativas” e tornou pública essa decisão ontem ao final da tarde através de um comunicado assinado como vice-presidente da JSD e dirigido aos “militantes e simpatizantes” e divulgado nas redes sociais.
A decisão surge na sequência de ter sido conhecido que Rui Rio convidou António José Miranda, presidente da Comissão Política Distrital, para cabeça de lista no distrito de Portalegre (ver notícia AQUI).
Recorda-se que, como o NCV em tempo tornou público (ver notícia AQUI), a Comissão Política Distrital do PSD escrutinou por eleição o seu nome preferido como cabeça de lista e o resultado entre os 16 votantes colocou à frente Diogo Cúmano (7 votos) seguido por António José Miranda (4); este sufrágio ditou ainda 3 votos para Armando Varela e 2 para Vítor Frutuoso.
De referir também que o Conselho Nacional da JSD - Juventude Social Democrata também tinha indicado Diogo Cúmano como candidato à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Portalegre (ver notícia AQUI).
A Redação do NCV decidiu facultar aos seus leitores o texto integral desse documento político de Diogo Cúmano, que exerce as funções de Secretário distrital do PSD, de vice-presidente nacional da Juventude Social Democrata, Presidente da Comissão Política Distrital de Portalegre da JSD, membro representante da JSD no Conselho Nacional do PSD e deputado à Assembleia Municipal de Castelo de Vide (PSD). Preside ainda à Mesa do Plenário da JSD de Castelo de Vide e à Comissão Política local do PSD. © NCV
Texto integral do documento de Diogo Cúmano
“No passado dia 1 de julho de 2019, a comissão política distrital do PSD de Portalegre reuniu na sede distrital a fim de construir a lista candidata à Assembleia da República para as próximas eleições legislativas, pelo círculo eleitoral de Portalegre.
Apesar da decisão final caber ao Presidente do Partido Social Democrata, os dirigentes distritais decidiram nesta reunião votar a proposta de cabeça de lista. Do processo de votação saiu o resultado: Diogo Cúmano (7 votos), António José Miranda (4 votos), Armando Varela (3 votos) e Vítor Frutuoso (2 votos).
Na mesma reunião, ficou também claro que a maioria não concordava com a inclusão na lista de mais do que uma pessoa da mesma concelhia, visto que a lista é muito pequena, devendo ser o mais abrangente possível em termos territoriais e sem colocar em causa a lei da paridade.
Optando o Dr. Rui Rio por indicar como cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Portalegre António José Miranda, e tendo em consideração que ambos somos oriundos de Castelo de Vide, cabe-me ser coerente com o que já tinha expressado anteriormente. Assim, tomei a decisão de não integrar as listas do PSD como candidato nas próximas eleições legislativas, permitindo que o PSD possa incluir na lista alguém de outro concelho que ainda não esteja representado nos nomes enviados inicialmente à comissão política nacional (António José Miranda, Diana Marques, Diogo Cúmano e Paula Calado).
Esta decisão é minha e coerente com aquilo que sempre defendi relativamente a este assunto. O meu partido é o PSD e, mesmo não sendo candidato à Assembleia da República, estarei disponível para contribuir para o sucesso do Partido Social Democrata em outubro.
Estou certo que o PSD irá apresentar uma candidatura vencedora e os candidatos contarão com o meu apoio neste desafio eleitoral tão importante para o nosso distrito e para o nosso país. Viva o Partido Social Democrata! Viva o Alto Alentejo!”
Diogo Cúmano
Vice-Presidente da Juventude Social Democrata
Sem comentários:
Enviar um comentário