Foto © D.R./NCV |
A Comendadoria Templária de Póvoa e Meadas – Nossa Senhora da Graça, organizou no passado dia 6 de Julho de 2019, uma palestra subordinada ao tema – “Templários” (ver notícia AQUI); o evento foi organizado no Salão Paroquial de Póvoa e Meadas, o orador convidado foi o professor, dirigente associativo e investigador Ricardo Mendonça.
Na mesa esteve o orador, o Grão-Prior de Portugal da OSMTH – Magnus Magisterium – João Magro, o Comendador-Delegado da Comenda de Póvoa e Meadas / Senescal de Portugal da OSMTH – Magnus Magisterium, Joaquim Belo, e o Chanceler de Portugal da OSMTH – Magnus Magisterium, Luís Duque-Vieira. Também tiveram com participação no evento, o Oficial Templário João Segurado, o Oficial Templário João Transmontano e o Cavaleiro Templário António Almas.
Ricardo Mendonça desde muito novo é um apaixonado pelo tema sobre os Templários, pois viveu em Tomar. Os filmes que foi vendo e os diversos livros que leu sobre a Ordem do Templo, aprofundaram o conhecimento pelo tema, aliás continua a ler e a investigar sobre os monges guerreiros medievais que fundaram Portugal juntamente com a Ordem de Cister. Também um dos responsáveis pelo seu conhecimento sobre os Templários foi o Sr. Isidro que trabalhava na Biblioteca Municipal de Tomar que lhe ia indicando vários livros sobre o tema.
Os Templários foram uma Ordem muito avançada para a época, onde além de serem guerreiros da milícia de Cristo, tinham a preocupação do conhecimento e as relações com outros povos, ou seja, a defesa do princípio ecuménico.
Foto © D.R./NCV |
Ricardo Mendonça, também disse que apesar de haver muitos livros sobre os Templários, vários têm informação distorcida a respeitos da Ordem do Templo fundada em 1118 em Jerusalém.
Várias lendas existem a respeito dos Templários, tal como a posse de relíquias da Antiguidade por parte da Ordem, além de contactos com extraterrestres e a lendária Atlântida.
Para saber o que foram efectivamente os Templários, tem que se ter em atenção as obras e os seus autores, mas certamente muito há a descobrir sobre os monges guerreiros medievais.
Os Templários foram os primeiros da história da humanidade a criarem um banco internacional. Com este crescimento da Ordem Templária que foi extinta ou suspensa em 1314, mas com a captura de elementos muito importantes da Ordem em 1307, o clero e a alta nobreza não viam com bons olhos o crescimento económico desta milícia de Cristo.
Em Portugal a Condessa Dona Teresa do Condado Portucalense, foi a responsável de trazer os Templários para Portugal, depois associaram-se ao futuro Rei Dom Afonso Henriques, que juntamente com a Ordem de Cister ajudaram a criar este novo Reino no Século XII. Os Templários permaneceram vários Século em Portugal, no ano de 1319 no Reinado de Dom Dinis I a Ordem continuou sobe o nome de Ordem de Cristo e continuaram em força até ao Reinado de Dom João III que acabou com os monges guerreiros que passaram a ser apenas monges.
O orador
Ricardo Mendonça gere uma empresa cultural (ver AQUI), organização que faz visitas guiadas privadas em Tomar e na região de Évora, muito focadas também na história de Portugal e nos aspectos mais controversos e esotéricos relacionados com essa temática, desde a Pré-História até aos tempos actuais, passando por temáticas tão diversas como ordens religiosa s militares, inquisição ou invasões francesas. © LD Vieira/NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário