A tradicional Feira de S. Lourenço (anual), que já constituiu o principal certame do concelho durante séculos, tem lugar hoje, sábado dia 10 de Agosto, na Praça D. Pedro V.
Uma das vilas mais populosas em 1761
Segundo recorda Diogo Salema Cordeiro nas suas "Efemérides de Castelo de Vide", data de 3 de Setembro de 1761 o pedido de autorização da Câmara de Castelo de Vide "para se realizar a Feira de São Lourenço, alegando o facto de ser Castelo de Vide uma das vilas mais populosas da província".
"Foi esta feira de São Lourenço motivo de desenvolvimento e importância para a nossa terra. Veio juntar-se às que, havia anos, se faziam em Castelo de Vide nos dias de Ramos e de Santo Amaro".
São Lourenço ou Lourenço de Huesca
São Lourenço ou Lourenço de Huesca nasceu em Huesca ou em Valência (Espanha) cerca do ano 225 e faleceu em Roma a 10 de Agosto de 258. Foi um mártir católico e um dos sete primeirosdiáconos (guardiões do património) da Igreja Católica em Roma.
É comemorado no dia 10 de Agosto e existem muitas igrejas que lhe são dedicadas. A sua representação estatuária apresenta quase sempre uma grelha (o instrumento que lhe causou a morte) e uma Bíblia nas suas mãos.
O cargo de diácono era de grande responsabilidade, pois consistia no cuidado dos bens da Igreja e a distribuição de esmolas aos pobres. No ano 257, o imperador romano Valeriano I decretou aperseguição aos cristãos e, ao ano seguinte, foi detido e decapitado o Papa Sisto II.Quando o Papa São Sisto se dirigia ao local da execução, São Lourenço estava junto dele. Após a execução do Papa, o imperador ameaçou a Igreja para entregar as suas riquezas no prazo de 3 dias.
Passados três dias, São Lourenço levou as pessoas que foram auxiliadas pela Igreja e os fiéis cristãos diante do imperador e disse-lhe: "estes são o património (riquezas) da Igreja". O imperador, furioso e indignado, mandou prendê-lo, e ser queimado vivo sobre um braseiro ardente, por cima de uma grelha. A tradição católica diz que o santo conservou o seu bom humor mesmo enquanto era executado, dizendo aos que o queimavam: "podem-me virar agora, pois este lado já está bem assado". © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário