14 de agosto de 2019

Junta de Freguesia de Santiago Maior “(re)inaugura” amanhã a Fonte de Pero Boi

Fotos © D.R./NCV (arquivo)
Fotos © D.R./NCV (arquivo)
A Junta de Freguesia de Santiago Maior está a prepara uma espécie de “(re)inauguração” da Fonte de Pero Boi depois de ter sido alvo de mais alguns melhoramentos de manutenção (limpeza, restauro e pintura).
Entre outras novidades destas obras, o NCV soube que está a restauração dos pilaretes que tinham sido destruídos há tempos e a colocação de uma pedra contendo inscrito um soneto da castelovidense Maria Soares.
Abaixo do Martinho, junto à ribeira de S. João
A Fonte do Pero Boi situa-se na parte abaixo da Quinta do Martinho, junto à ribeira de S. João. Data do século XVII num local onde já existia uma fonte do início do século XVI. 
Trata-se de uma fonte muito simples com uma bacia quadrangular incrustada em dois pilares com molduras e capitéis, onde assenta o frontal superior e as pirâmides onduladas, tudo em granito.
Entre os pilares, na parte superior, um tímpano com molduras recortadas. Existem lateralmente sobre o muro de suporte uma esfera armilar e um brasão de armas nacionais do período manuelino. Dispões ainda de uma bebedouro para animais e de uma charca de lavar roupa. 
Juntas de Freguesia recuperam fontes
Como o NCV tem noticiado, as Juntas de Freguesia da sede do concelho têm vindo a desenvolver recentemente diversos trabalhos de manutenção, limpeza, restauro e pintura de fontes na sua área de atuação, como foi recentemente o caso da Junta de Freguesia de S. João Batista na Fonte Nova, na Fonte de Fora e na Fonte do "Alto da Cumeada" (ver notícia AQUI). © NCV

Sem comentários: