Faltava um dia para terminar a 27ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros (em Portalegre) e o líder ficou ainda mais tranquilo em Castelo de Vide depois das duas etapas de sábado. Emanuel Duarte (LA Alumínios- LA Sport), vencedor da prova e detentor da camisola amarela desde a primeira etapa, passou a dispor de 1m00s de vantagem sobre Fábio Costa (Oliveirense-InOutbuild), o seu rival mais direto. O terceiro da geral a 1m01s era agora de Tiago Leal (Miranda-Mortágua).
Cronómetro reforçou posição do camisola amarela
Com apenas 8,4 quilómetros mas muito duros, a luta contra o cronómetro em Castelo e Vide que passou pela ermida da Senhora da Penha, na Serra de São Paulo sobranceira à vila, prometia escalonar e definir melhor a guerra pela liderança. Foi o que aconteceu. Gonçalo Leaça (LA Alumínios- LA Sport) com créditos na especialidade de contrarrelógio correspondeu às expectativas e foi o mais rápido na quarta etapa, a primeira da carreira. «Já há muito que a procurava mas não tenho tido muita sorte. Cheguei a esta Volta com alguns problemas gastrointestinais, mas já estou melhor. Estou muito, muito contente», disse com um enorme sorriso. Leaça gastou 12m49s, o melhor registo da tarde com 21s de diferença para o segundo classificado, Carlos Salgueiro (Sicasal-Constantinos). Emanuel Duarte, o camisola amarela, foi terceiro com mais 23 segundos que o vencedor. Nada que preocupasse o jovem algarvio porque feitas as contas depois deste exercício até ganhou tempo aos principais adversários. Faltava então apenas um dia de competição.
Trio latino dominou sprint em Castelo de Vide
De manhã, o argentino Luciano Martinez (Baque - Ideus - BH Team) tinha vencido ao sprint a chegada a Castelo de Vide no final da terceira etapa da Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros. Esta foi a tirada em linha mais curta desta edição com apenas 79,9 quilómetros iniciados em Abrantes. A etapa resumiu-se a algumas fugas sem relevância, uma vez que nos quilómetros finais o pelotão atacou a subida final para o centro de Castelo de Vide em bloco. O argentino vencedor destacou-se ligeiramente no risco de meta à frente do venezuelano Leangel Linãrez (Miranda-Mortágua) e do português Carlos Salgueiro (Sicasal-Constantinos).
Com o mesmo tempo atribuído ao pelotão, Emanuel Duarte (La Alumínios - LA Sport) manteve tranquilamente a liderança da prova e partiu para o contrarrelógio individual, na tarde de sábado, com a vantagem de 44 segundos sobre quatro adversários que ocupavam empatados a segunda posição. © FPC/podium/NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário