1 de setembro de 2019

Câmara Municipal e os problemas ambientais no funcionamento da unidade de produção do Super Bock Group em Castelo de Vide

O atual funcionamento da Unidade de Produção Super Bock Group (ex-Unicer/Águas) instalada em Castelo de Vide tem vindo a gerar um forte movimento de contestação na opinião pública, em virtude da emissão de gases provocarem um impacto negativo no ambiente urbano da vila.
A Autarquia, desde o primeiro momento, tem vindo a acompanhar a situação num contato próximo e pelas vias oficiais com os responsáveis da Unidade de Produção; os quais sempre manifestaram uma postura de diálogo e de compromisso com vista à resolução da questão vertente.
Caldeira tem 30 anos (1989)
De acordo com as informações obtidas junto da Direção de Produção, e uma vez diagnosticado o problema e tomadas as decisões pela Administração, a Câmara Municipal está em condições de informar que:
1.- A caldeira existente na “fábrica Vitalis”, instalada em 1989, é um modelo alimentado por combustível fóssil como fonte de energia, utilizada para a produção de vapor nos processos de enchimento de água em vidro e de águas aromatizadas, sempre cumpriu os requisitos legais obrigatórios, sendo submetida a manutenções e inspeções regulares.
Aumento de produção da fábrica
2.- No primeiro semestre do presente ano, ocorreu um incremento importante no volume de produção da fábrica, dada a aposta estratégica na produção de vidro e nas águas aromatizadas, tendo este último segmento sofrido um crescimento de volume de 100% (com repercussões sociais positivas, implicando a contratação de oito novos colaboradores para as linhas de enchimento).
3.- Na sequência da necessidade deste aumento de produção consequentemente o tempo de funcionamento da referida caldeira também aumentou significativamente.
Novo componente e combustível de qualidade superior.
4.- Na revisão efetuada no passado mês de julho verificou-se que um dos componentes do equipamento em causa deveria ser substituído por um modelo mais recente e otimizado de forma a melhorar o funcionamento da caldeira. De imediato o referido material foi encomendado, prevendo-se a sua entrega e substituição ocorrerem no início do próximo mês de setembro. Adicionalmente, no sentido de garantir a melhor eficiência da caldeira, também o tipo de combustível utilizado foi alterado para um combustível de qualidade superior.
Processo concluído até final do ano
5.- Não obstante o atrás referido, a Direção de Produção pretende proceder à mudança de tecnologia na caldeira implementando uma solução com combustível a gás. O processo de instalação do queimador a gás está em fase de conclusão do projeto, o qual obrigará à construção de um depósito e respetiva rede.
6.- As obras de construção civil para o efeito, de inativação da caldeira para alteração do queimador e processos de licenciamento dos novos equipamentos, são ações previstas iniciarem-se no próximo mês de outubro, desejando-se que todo o processo esteja concluído até final do corrente ano.
Prioridade às questões ambientais
Em face do atrás mencionado, importa sublinhar que a Câmara Municipal de Castelo de Vide reitera que as questões ambientais, tendo em vista o bem-estar, a segurança e a qualidade de vida das pessoas constituem matéria prioritária municipal; pelo que continuarão a integrar a estratégia de promoção do ambiente e da natureza do nosso Concelho. Assim sendo, o assunto vertente continuará a merecer a competente atenção do Executivo Municipal que acompanhará pelas vias oficiais, sem alarme social, mas de modo responsável e firme, a evolução deste processo junto da Direção da Produção.
Compromisso da empresa reconhecido
A Câmara Municipal de Castelo de Vide continua a reconhecer à Empresa Super Bock Group o seu compromisso pelo cumprimento com as regras ambientais e a adoção de medidas com vista à preservação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável, bem como o seu papel determinante na economia local.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide sublinha que a Super Bock Group é uma empresa certificada segundo a norma ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, pelo que está obrigada a acautelar todos os impactos ambientais, sob a estreita vigilância das autoridades competentes na matéria, cabendo à Autarquia o papel fiscalizador e cooperativo no sentido de se alcançarem as melhores soluções e o cumprimento rigoroso das regras de funcionamento da Empresa.
Acompanhamento da situação
A Câmara Municipal de Castelo de Vide realça que continuará a acompanhar atentamente a situação acreditando no compromisso da adoção das medidas atrás referidas, saudando os investimentos e as transformações anunciadas pela Empresa com vista à neutralidade carbónica.
Solidariedade com os trabalhadores
Por último, a Câmara Municipal de Castelo de Vide manifesta a sua solidariedade com todos os trabalhadores da Unidade de Produção Super Bock Group – Castelo de Vide, e releva o enorme profissionalismo e extrema competência que os mesmos têm demonstrado ao longo dos anos, partilhando do sentimento do orgulho coletivo de serem cumpridos objetivos que têm viabilizado a continuidade da empresa e, simultaneamente, a integração harmoniosa desta na comunidade castelo-vidense”.
Castelo de Vide, 27 de Agosto de 2019
O Presidente da Câmara,
António Pita

(Subtítulos da responsabilidade da Redacção do NCV)

Sem comentários: