14 de setembro de 2019

Câmara Municipal está a tratar o conjunto de palmeiras ornamentais da Avenida da Europa

Fotos © D.R./NCV
A Câmara Municipal de Castelo de Vide está proceder a um conjunto de trabalhos de tratamento e manutenção do conjunto de 19 palmeiras plantadas em 2019 num troço da Avenida da Europa na entrada da Vila e que “têm hoje um impacto visual marcante do ponto de vista ornamental”, no dizer de António Pita.
“O trabalho que está a ser efetuado visa remover das palmeiras as folhas secas e danificadas, procurando também corrigir deficiências mantendo-as mais saudáveis”. E vai ainda “continuar com o imenso carinho dos nossos jovens e menos jovens trabalhadores que cuidam deste património municipal”, refere o autarca.
Palmeiras-de-saia podem durar até 200 anos
A palmeira Washingtonia, nativa do México e USA, tem o seu nome dedicado ao primeiro presidente dos Estados Unidos George Washington (1732-1799). Popularmente é conhecida como palmeira-de-saia devido à forma das folhas mortas quando dobram ficarem suspensas; pode crescer até aos 25 metros e durar mais de 200 anos.
“Também são ameaçadas pela temível praga do escaravelho-vermelho (rhynchophorus ferrugineus) que tanto tem dizimado por toda a península ibérica palmeiras públicas e privadas, tendo sido encontrado nesta ação alguns exemplares deste gorgulho asiático instalado nas folhas”, sublinha também o Presidente da Câmara Municipal. © NCV

Sem comentários: