17 de outubro de 2019

António Pita com “sentimentos contraditórios”
ao celebrar 2 anos do atual mandato autárquico
cumprindo o compromisso com o concelho

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, divulgou ontem nas redes sociais uma declaração-mensagem por ocasião e a pretexto da passagem da primeira metade deste mandato municipal, que a seguir reproduzimos na íntegra, com título e subtítulos da responsabilidade da Redação do NCV.
“Neste dia 15 de Outubro, celebrámos dois anos da tomada de posse para o atual mandato autárquico. 
Decorridos estes dois anos, destacam-se sentimentos contraditórios. Por um lado, regozijamo-nos pelos resultados positivos alcançados face aos objetivos políticos da governança municipal, os quais contrastam com a profunda tristeza pelos companheiros-amigos autarcas que recentemente partiram.
Memoráveis João Palmeiro e José Alberto Tapadejo
Em jeito de avaliação, importa afirmar que, independentemente das perdas irreparáveis destes eleitos, designadamente os memoráveis Vereador João Palmeiro e o Presidente da Junta de Freguesia de São Tiago Maior José Alberto Tapadejo, em ambos as Autarquias os trabalhos prosseguem dentro da normalidade, dada a competência e preparação dos respetivos substitutos.
“Manter a fasquia da intensidade de trabalho”
Em jeito de avaliação, importa igualmente sublinhar que, nesta primeira metade de governação municipal, procurámos manter a fasquia da intensidade de trabalho implementada no mandato anterior, na medida em que sabemos que esse trabalho constante é absolutamente decisivo para a sustentabilidade do nosso território.
“Castelo de Vide continua a estar na moda”
Assim, Castelo de Vide continua a estar na moda, mantendo um conjunto de dinâmicas em múltiplos domínios que garantem atractividade, economia, desenvolvimento, emprego.
Para além desse trabalho executado em ritmo constante, garantimos igualmente as condições financeiras favoráveis de execução das obras que fazem parte do programa municipal de investimentos.
Os projetos prioritários que são compromisso com população
Para os dois próximos anos queremos executar as obras que têm vindo a ser anunciadas e que são do conhecimento público. A futura Zona Industrial, a Requalificação do Edifício da Escola Garcia de Orta, a Casa de Cidadania/Museu Salgueiro Maia, A Reabilitação do Edifício anexo ao Museu de Póvoa e Meadas, o apoio financeiro à ampliação do Lar de Póvoa e Meadas, a nova extensão do Centro de Saúde em Póvoa e Meadas, o ninho de empresas SPACE (antigas oficinas do Manuel Rodrigues), a Requalificação do espaço envolvente ao Centro de Saúde, a II fase de recuperação do edifício das antigas Termas e a Casa da Inquisição são projetos prioritários que constituem um compromisso com a nossa população.
Enquanto presidente da Câmara Municipal cabe-me, pois, a responsabilidade de assegurar o cumprimento da execução destes compromissos com os eleitores. Ou, caso contrário, viria a ter que assumir por inteiro a total responsabilidade do eventual insucesso.
“Serão efetuadas (...) alterações em cargos de eleição e nomeação”
Neste contexto, em face dos superiores interesses do Município, perante a necessidade de responder competentemente aos enormes desafios da segunda fase de mandato e outras circunstâncias opcionais, efetuaram-se e serão efetuadas nos próximos tempos alterações em cargos de eleição e nomeação.
De acordo com a informação prestada hoje em reunião camarária, o vereador Nuno Calixto é, de acordo com o despacho proferido na passada segunda-feira dia 14 de Outubro, o vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
De acordo com a legislação (art.º 57, da lei 166/98, de 18 de Setembro), é uma competência exclusiva do presidente da Câmara Municipal nomear o vice-presidente de entre os vereadores eleitos (missão que tivemos a grata honra de desempenhar 12 anos(!) consecutivos).
Nuno Calixto “saberá responder às exigências”
Confio plenamente no vereador Nuno Calixto. Estou certo que saberá responder às exigências do trabalho que lhe está confiado.
Estou certo que assumirá este novo desafio com o máximo empenhamento e o total sentido de responsabilidade, trabalhando ainda mais afincadamente para o sucesso do Concelho, substituindo-me, competentemente, nas minhas faltas e impedimentos.
O nosso compromisso com o Concelho exige que assim seja”.

Sem comentários: