25 de outubro de 2019

Castelo de Vide assinalou na passada terça-feira o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Fotos © CMCV/NCV
Aderindo ao apelo da Rede Europeia Anti-Pobreza, Castelo de Vide assinalou na passada terça-feira dia 22 de Outubro o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, celebrado oficialmente pela desde 1992 no dia 17 de Outubro, com o objetivo de alertar a população para a necessidade de defender um direito básico do ser humano.
Participaram as IPSSs do concelho, respectivamente o Centro Paroquial, a Santa Casa da Misericórdia, o Lar da 3ª Idade de Póvoa e Meadas e a Fundação Nossa Senhora da Esperança, com a Junta de Freguesia de São Tiago, a NAVVD e a Academia Sénior, segundo listagem publicada pelo Presidente da Câmara Municipal.
“Manta de mosaicos em tecidos”
“Todas as entidades envolvidas e atrás referidas contribuíram para a realização de uma composição de uma “manta de mosaicos em tecidos” - símbolo da importância vital que todos os agentes sociais detêm para a coesão das nossas comunidades castelo-vidense e povoense; em exposição no Adro dos Paços do Concelho”, sublinha o autarca, para quem “somos um concelho de tradição humanista, inclusivo e solidário. Importa, pois, não esquecer esta vocação coletiva e manter compromissos com os mais frágeis e necessitados, com as pessoas”.
“Foi enaltecido o papel insubstituível dos monitores, técnicos e auxiliares que, no dia a dia, nestas instituições têm esta missão de vida: uns contribuem para o crescimento saudável das nossas crianças; outros prestam cuidados elementares para o envelhecimento com maior qualidade de vida nos mais idosos”, conclui António Pita.
Cerca de 18% dos portugueses ainda são pobres
A erradicação da pobreza e da fome é um dos oito objetivos de desenvolvimento do milénio, definidos no ano de 2000 por 193 países membros das Nações Unidas e por várias organizações internacionais.
Segundo dados revelados pela Rede Europeia Anti-Pobreza, 18% dos portugueses ainda são pobres. De acordo com esta organização, o número europeu que serve de referência para definir a pobreza equivale a um rendimento mínimo mensal de 406 euros.
A nível mundial a pobreza tem vindo a diminuir a uma taxa sem precedentes: em 1990, 43% da população mundial vivia em pobreza extrema, com menos de 1,25 dólares por dia. Este número reduziu para 21%, mas há ainda muito trabalho pela frente, especialmente no continente africano. © NCV

Sem comentários: