10 de outubro de 2019

Obras encerram parte do castelo de Castelo de Vide a partir de segunda-feira e até Janeiro de 2021

A zona visitável do castelo de Castelo de Vide será encerrada a partir da próxima segunda-feira dia 14 de Outubro e até Janeiro de 2021, período durante o qual decorrerão as obras de “Requalificação das Muralhas do Castelo de Castelo de Vide/Implementação da Casa da Cidadania Salgueiro Maia”. Trata-se apenas da zona de acesso e adjacente à Torre de Menagem, já que toda a restante zona (habitada) do castelo continua acedível e visitável.
“A poucos dias de começarem as obras há muitos anos aguardadas no nosso Castelo, importa hoje assinalar e manifestar que é com renovado alento que encaramos esta intervenção naquele que é e será sempre o principal ponto de atração turística do concelho”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, por ocasião da pasagem do Dia Nacional dos Castelos (7 de Outubro).
Fundos comunitários e 276 mil euros dos cofres municipais
“Apesar do Castelo de Castelo de Vide, classificado como Monumento Nacional, ser propriedade do Estado e estar tutelado pelo Ministério da Cultura, ou seja, não sendo a sua conservação e beneficiação uma competência da Autarquia, o atual Executivo municipal considerou ser absolutamente indispensável substituir-se às responsabilidades cometidas ao Estado, reservando assim 276.056,84 euros dos cofres municipais para fazer face à obrigatoriedade da contrapartida nacional referente a 828.170,55 euros de fundos comunitários, aprovados durante esta legislatura do PS, para a obra da Requalificação das Muralhas do Castelo de Castelo de Vide/Implementação da Casa da Cidadania Salgueiro Maia”.
Duas obras, dois sonhos
“Esta opção de gestão municipal justifica-se na medida em que se afigura como a única solução para concretizar duas obras, dois sonhos, dos castelo-videnses sucessivamente adiados: a requalificação do Castelo de Vide e a Casa da Cidadania Salgueiro Maia”, sublinha o autarca. © NCV

Sem comentários: