18 de outubro de 2019

Projeto da “Rota do Turismo Literário”
apresentada no Ciclo da Presença no Alto Alentejo
que decorre em Castelo de Vide até Domingo

Clicar na imagem para ampliar o cartaz-programa.
Realiza-se em Castelo de Vide a partir de hoje e até Domingo próximo Domingo mais um encontro anual do “Ciclo da Presença do Alto Alentejo”. Os trabalhos começam na sexta-feira dia 18 de Outubro ao final da tarde no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira.
Na abertura, pelas 18 horas, participa o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide e a cerimónia conta também com a presença da Directora Regional de Cultura do Alentejo. António Ceia da Silva, presidente da Turismo do alentejo e Ribatejo, terá ensejo de intervir para dar conta do projeto "Rota do Tursmo Literário do Alentejo" (ver notícia AQUI).
Na ocasião tem lugar uma uma mini-feira do livro com lançamento das obras de José Régio reeditadas pela editora Opera Omnia.
"Prova de vinhos e petiscos"
Depois, José Manuel Costa fala sobre “A edição das obras de Régio, os Projectos das Casas de Escritores e das colecções “Viajar com” e “Escritores a Norte” e Natália Constâncio e Daniel Alves sobre “Atlas das Paisagens Literárias”.
Os trabalhos terminam com uma “prova de vinhos e petiscos regionais” e com a “reprodução do antigo programa da RTP “A presença no Alto Alentejo”.
Conversas em torno de Régio
O sábado dia 19 de Outubro é dedicado a “Conversas em torno de Régio”. Moderado por Fernando Completo, o primeiro painel é participado por José Luís Porfírio e José Carlos Pereira que abordam o tema “A Presença e as Artes Plásticas, José Régio e Ventura Porfírio, a doutrinação estética na Presença”.
Depois de ums sessão de “leitura de poemas” será a vez de Maria Mota Almeida e João Filipe Bugalho falarem sobre “Régio, Branquinho da Fonseca e Francisco Bugalho”. Seguir-se-á um debate aberto ao público e almoço livre.
À tarde José Manuel Costa modera um painel sobre “Régio poeta, dramaturgo, romancista e ensaísta, fundador da Presença” em que participam Maria Isabel Cadete Novais, Maria José d’Ascensão e Maria Luísa Aguiar. Segue-se o painel sobre “Os presencistas do Alto Alentejo/o pensamento político de Régio”, moderado por João Filipe Bugalho, e em que participam Joana Morais Varela e António Ventura.
Sílvia Quinteiro e Rita Baleiro falam a seguir sobre “A Rota Literária do Algarve - do projecto à concretização”com moderação de Maria Mota Almeida.
Depois de um debate aberto ao público, haverá jantar livre seguido de leitura de poemas e da projeção do filme “O Vestido Côr de Fogo” (ou “Benilde Virgem-Mâe”).
Passeio pelo Parque Natural termina na Casa Museu José Régio
Os trabalhos deste encontro do “Ciclo da Presença do Alto Alentejo” prosseguem e terminam no Domingo dia 20 de Outubro com um passeio de autocarro pelo Parque Natural da Serra de São Mamede, com passagem em frente à casa de Francisco Bugalho e a Marvão a alguns dos lugares referidos por Branquinho da Fonseca, enumerados no e-book, com intervenções de João Flipe Bugalho e Maria Mota Almeida.
Um “almoço Regiano” será servido no Restaurante Sever na Portagem (com inscrição prévia), após o qual recomeça o passeio de autocarro pelo Parque Natural da Serra de São Mamede em direcção a Portalegre (intervenção de Maria José d’Ascensão). O encontro termina pelas 16 horas com uma visita à Casa Museu José Régio, guiada por Maria José Maçãs Pires. © NCV

Sem comentários: