25 de novembro de 2019

Capacitação da oferta turística:
formação sobre a “Herança do Judaísmo em Portugal ” decorre hoje todo o dia em Castelo de Vide

António Caria Mendes
A ação formativa “Caminhos da Fé” promovida pelo Turismo de Portugal em colaboração com a Escolas de Hotelaria e Turismo de Portalegre traz hoje a Castelo de Vide o início do seu módulo II dedicado à “Herança Judaica”.
O programa em Castelo de Vide inclui uma manhã sobre a “Herança Histórica e Cultural do Judaísmo em Portugal ” sendo formador o professor António Caria Mendes. Os trabalhos decorrerão no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde os participantes serão recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, António Pita.
“Visita técnica” à Sinagoga e à Judiaria
Os formandos estarão em Castelo de Vide todo o dia e na parte da tarde percorrem demoradamente o Museu da Sinagoga e a Judiaria numa denominada “visita técnica”.
Alimentação cacher e perfil do turista judaico
Este módulo e a ação de formação terminam em Portalegre no próximo dia 5 de Dezembro e versará sobre “Leis da alimentação “cacher” (manhã) complementada com um workshop gastronómico animado por Ruth Calvão, Presidente do Centro de Estudos Judaicos de Trás-os-Montes, em articulação com um “Chef” da Escola de Hotelaria e Turismo.
O evento formativo termina com uma sessão sobre “O perfil do turista judaico”, sendo formador o CEO da Alegretur, Isaac Assor. 
Capacitação da oferta turística
A ação de Formação "Caminhos da Fé” destinada à capacitação da oferta turística, está a ser promovida pelo Turismo de Portugal e tem lugar nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Coimbra e Portalegre. Conta com o apoio institucional do Centro Nacional de Cultura, da Comunidade Israelita de Lisboa, do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.
O objetivo central desta formação pretende capacitar agências de viagens, empresas de animação turística e estabelecimentos hoteleiros bem como os colaboradores de Entidades Regionais de Turismo, de Municípios e outras entidades tendo em vista a prestação de informação turística adequada aos seus clientes. São por isso destinatários os gestores ou colaboradores de empresas do setor do turismo e técnicos que exerçam funções de acolhimento e atendimento a turistas. A formação é gratuita, sujeita a inscrição prévia e de acordo com o limite de vagas disponíveis (entre 12 e 25 participantes).
A ação tem um cariz marcadamente prático e inclui um workshop gastronómico e duas visitas técnicas com itinerários adaptados à localização das respetivas Escolas de Hotelaria e Turismo. © NCV

Sem comentários: