16 de novembro de 2019

Iberdrola encerrou “fronteira” de Cedillo durante três semanas até ao Domingo dia 8 de Dezembro

A Iberdrola voltou este ano a encerrar completamente a “fronteira” de Cedillo durante três semanas a partir de hoje, sábado 16 de Novembro e até ao Domingo dia 8 de Dezembro (ambos inclusive), um período apesar de tudo mais curto que no ano passado (quatro semanas, de 24 de Setembro a 22 de Outubro). 
Recorda-se que a Iberdrola, empresa espanhola que explora aquela barragem, coloca desde 1992 fortes restrições ao atravessamento da barragem motivadas por “questões de segurança”. 
Das 9 horas de sábado às 22 horas de Domingo 
Apesar de estar desde então em vigor a livre circulação entre os dois países o atravessamento desta única “fronteira fechada” da Europa através da barragem apenas é facultado entre as 9 horas de sábado e as 22 horas de Domingo. E a partir de hoje, dia 16 de Novembro (sábado) até dia 8 de Dezembro (Domingo) nem isso, obrigando assim as populações vizinhas de ambos os lados da fronteira a percorrerem uma distância de 120 a 150 quilómetros (por Marvão e Valência de Alcântara) quando o podiam fazer apenas por uns 15 a 20 quilómetros. 
Rios Tejo e Sever, uma fronteira natural 
O rio Tejo juntamente com o Rio Sever fazem uma fronteira natural que poderá ser atravessada através da barragem de Cedillo construída na confluência de ambos. Mas as autoridades de ambos os lados da fronteira não têm conseguido obrigar a empresa Iberdrola, que também já funciona em Portugal, a franquear esta passagem de uma forma mais permanente. 
E a construção de uma ponte já esteve na agenda dos dois países por mais de uma vez mas uma ou outra razão tem acabado por remeter esse projeto para futura consideração; de momento continua sem estar prevista a resolução deste problema. © NCV

Sem comentários: