9 de novembro de 2019

Núcleo de Reprodução do Coelho Bravo em Castelo de Vide está concluído e já recebeu os primeiros residentes

 Fotos © D.R./NCV
O Núcleo de Reprodução do Coelho em Castelo de Vide já se encontra concluído e já recebeu os primeiros residentes, de acordo com informação divulgada pelo Presidente da Câmara Municipal, António Pita. 
Ao fazê-lo o autarca endereçou “um agradecimento público a todos aqueles que muito trabalharam para que Castelo de Vide possa brevemente estar na vanguarda da recuperação do coelho bravo em Portugal”.
Em terrenos municipais

 Foto © D.R./NCV
O novo parque com vista à reprodução de coelho bravo (Oryctolagus cuniculus algirus), construído nos últimos meses em terrenos municipais, constituirá – segundo o autarca - “uma estrutura exemplar em Portugal, onde agora a Câmara Municipal deposita a esperança de serem criados coelhos destinados a serem libertados em áreas pré-definidas no Concelho”.
Parque tem 1,2 hectares
Este projeto partilhado entre as Câmaras Municipais de Castelo de Vide, Penamacor, Sabugal e a EDIA (Barrancos) ascende a quase 1 milhão de euros e insere-se na candidatura Lince2020. 
O Parque está equipado com sistema de vigilância, vedação electrificada de 2,5 metros de altura, bebedouros, comedouros, marouços, numa extensão de 1,2 hectares.
“Decorridas as ações de vacinação, colheita de amostras de sangue, ADN e de pureza genética, aguardam-se agora pelos resultados para posterior aumento do contingente”.
Objetivo: equilíbrio ambiental
Foto © D.R./NCV
Para António Pita, “a grande motivação da nossa participação neste projeto parte da tomada de consciência que a inexistência de coelho bravo prejudica gravemente o equilíbrio ambiental, na medida em que esta espécie, historicamente na base da cadeia alimentar animal, está ameaçada pelas graves doenças, predação, caça, etc., comprometendo o equilíbrio da nossa biodiversidade”. “Caso os resultados sejam favoráveis, e após o período de quarentena, será efetuada oportunamente a divulgação do projeto ao país”, remata o autarca.
O projeto Linx 2020 
Foto © D.R./NCV
O projeto Linx 2020 (ver mais informações AQUI) a que se refere esta nota municipal visa a reintrodução do lince-ibérico nas serras da Malcata, de São Mamede e na área de Moura/Barrancos. O repovoamento de coelho-bravo (principal alimento do lince ibérico) será garantido através de cercados para a sua reprodução acompanhados pela criação de morouços, a realização de sementeiras e ações de controlo das espécies predadoras. © NCV

Sem comentários: